Com tantas formas de se fazer café em casa, o café coado ainda está entre as mais comuns. O café coado é um dos métodos que preservam muitas das características do grão e extraem uma bebida incrível.

Muitos baristas usam o método em cafeterias, através do Hario V60, da Chemex e outros coadores, regulando a acidez e ajustando alguns fatores para se obter uma bebida deliciosa.

Ficou curioso? Conheça, neste artigo, como fazer café coado e dicas de como ter o melhor do grão na sua casa. Confira!

Passo a passo para aprender como fazer café coado

Pó de café no Chemex, visto por cima e bule ao lado. Fonte: Freepik

Algumas pessoas acham que o café coado é apenas colocar o pó no coador escolhido e adicionar a água após a fervura. Entretanto, é preciso ter atenção em cada passo da receita do preparo para se ter o melhor do aroma e do sabor do grão.

Confira passos essenciais para se obter um café coado excelente.

Passo 1 – Selecione o café

Hoje, é possível encontrar diferentes tipos de café em supermercados e cafeterias. Você pode comprar um café gourmet ou especial, tipo 100% arábica, por exemplo.

O primeiro passo rumo a um café coado perfeito é escolher um café de alta qualidade, com grãos que buscam preservar o máximo das características do café e embalados a vácuo, para evitar a oxidação devido ao contato com o oxigênio.

Você pode comprar os grãos e moer em casa ou, se preferir, pode já comprar o café moído. Entretanto, moer na hora ainda mantém as características por mais tempo.

Confira também: As Melhores Marcas de Café do Brasil

Passo 2 – Escolha seu método

Café coado no método Chemex. Fonte: Freepik

Você pode fazer o café coado com um coador de pano, filtro de papel ou utilizar um dos coadores profissionais como Hario V60, Clever, Chemex, entre outros.

O coador de pano interfere bastante no resultado final, pois mesmo lavando o coador, os óleos e substâncias da bebida anterior fixam no pano.

Já o filtro de papel é o método mais usado, tanto pela praticidade (por ser descartável) quanto pela preservação do aroma e do sabor. Todavia, a celulose do papel ainda interfere na bebida, portanto indica-se umedecer o filtro com água quente antes de colocar o pó do café.

Existe ainda o coador Melitta, um coador criado por uma dona de casa alemã que queria mais praticidade para preparar o seu café na caneca sem que o pó caísse na bebida. Esse é muito encontrado nas casas brasileiras, atualmente.

Leia também:

Passo 3 – Cuidado com a água!

Café coado com coador de papel. Fonte: Freepik

Um delicioso café coado precisa ser preparado com água mineral ou água filtrada. Por mais que a fervura elimine microorganismos existentes, o cloro ainda permanece e pode interferir no sabor final da sua bebida.

Existe um mito de que a temperatura da água precisa estar próxima dos 90°C, senão o melhor do grão não será extraído. A grande verdade é que o café já passou por elevadíssimas temperaturas durante a torra. Portanto, não será a água, que em ambientes comuns não passará de 100°C devido ao ponto de fervura, que prejudicará a qualidade do seu café.

Passo 4 – Mais pó de café não significa uma bebida mais forte

Pó de café. Fonte: Freepik

Um mito muito comum é acreditar que a bebida terá um sabor mais forte se usar mais pó de café durante o preparo. Você apenas gastará mais café e a bebida final poderá ter um gosto amargo, a depender do pó, devido ao excesso do material.

Geralmente, as embalagens descrevem a proporção ideal para o preparo de acordo com o tipo de grão, mas se você procura uma bebida mais forte, precisará comprar o tipo de grão mais intenso, pois é a torra quem define a intensidade do grão e não a quantidade do pó de café.

Passo 5 – A finalização é muito importante

O último passo é o momento de colocar a água fervida no pó de café.

Não despeje todo o líquido no pó e espere que a bebida seja extraída, isso irá diminuir a eficácia do processo e resultará em um café sem todas as propriedades do grão selecionado. Ao despejar a água, faça em movimentos circulares e com ritmo constante, criando um redemoinho que aproveitará todo o pó do coador.

Aguarde todo o líquido passar pelo pó, sem interromper o processo.

Outra dica é a hora de adoçar a sua bebida. Para quem já consegue beber o café puro, é possível sentir as propriedades de forma mais distinta (se o café comprado for de boa qualidade, é claro). Quem ainda não consegue, tente misturar com um pouco de leite ou coloque o mínimo que puder de adoçantes para não afetar drasticamente o sabor ou o aroma do café.

Existem, no mercado, grãos de café que possuem uma doçura própria e resultam em uma bebida mais doce, uma outra forma de se adoçar menos o cafezinho.

Benefícios de um cafezinho no seu dia

Xícara de café. Fonte: Freepik

Agora que você já sabe como preparar o seu café coado, que tal conhecer alguns benefícios de se tomar aquele cafezinho todo dia? Sim, o café também traz benefícios para a nossa saúde e ajuda na hora de manter o foco naquele trabalho ou ter mais energia para terminar um dia complicado.

Confira, abaixo, três benefícios do grão.

Foco e memória

A cafeína, composto presente no café, atua diretamente no SNC (sistema nervoso central) e deixa o corpo em estado de alerta, aumentando o foco, a concentração e, consequentemente, a memória. Além disso, a cafeína também reduz o estresse e diminui o sono.

A bebida é uma ótima aliada quando se precisa passar a noite estudando ou ter mais concentração após uma noite mal dormida.

Mais energia

Café feito na hora. Fonte: Freepik

Além de aumentar o foco e a concentração, a cafeína também acelera o metabolismo e reduz a sensação de sono. Dessa forma, é possível sentir aquela energia a mais para terminar um dia ou uma semana complicada.

Analgésico e anti-inflamatório

A cafeína também ajuda a combater dor de cabeça e alivia a tensão do corpo, reduzindo o estresse e pequenas dores no músculo, tudo isso graças ao seu efeito analgésico e anti-inflamatório. Ele é capaz de reduzir até aquela enxaqueca, potencializando o efeito do seu remédio.

Entretanto, cada organismo reage de forma distinta. É aconselhável que, antes de consumir a bebida, você saiba se o seu corpo reage bem a ingestão do café durante dores de cabeça ou não, evitando o efeito inverso do esperado.

Bebida termogênica

Mulher bebendo café na academia. Fonte: Freepik

Está tentando perder aquela gordurinha a mais?

A cafeína é um excelente termogênico e uma excelente adição em muitos suplementos. Considerada um dos maiores termogênicos naturais, a cafeína acelera o metabolismo, aumentando o consumo de calorias e a perda de peso.

Vale a pena tomar um suplemento a base de cafeína ou um cafezinho 30 minutos antes do treino, mas cuidado com problemas de saúde pré-existentes como problemas cardíacos, por exemplo. Converse com seu médico antes de ingerir termogênicos e suplementos.

Já tomou o seu café coado hoje?

Mulher bebendo café. Fonte: Freepik

Agora que você sabe como fazer café coado delicioso, além de seus benefícios para o organismo, chegou o momento da prática.

Escolha o seu grão e prepare o seu café coado. Após o preparo, seguindo o passo a passo visto anteriormente, sente em um local tranquilo e aproveite o seu café. Principalmente se estiver estudando ou após o almoço, quem sabe no fim de tarde. Entre no modo barista e se delicie com sua obra de arte feita no ponto certo.

Aproveite!