Comprar um bom café não precisa ser uma missão impossível. Entre cafés tradicionais e cafés especiais, o mercado brasileiro oferece opções para todos os gostos e bolsos.
Na verdade, tudo o que você precisa é conhecer os pontos fortes dos melhores rótulos e saber onde procurar pelo seu café preferido.
Por isso, a partir de agora, confira as melhores marcas de café do Brasil.
Melhores marcas de café do Brasil
1. Café Três Corações
Já era de se esperar que um produto tão conhecido do consumidor brasileiro figurasse entre as melhores marcas de café do Brasil.
De fato, a marca de cafés Três Corações nasceu na década de 50 e se tornou um nome forte no mercado brasileiro.
De início, o Café Três Corações tradicional era o produto mais destacado da marca. Em anos recentes, porém, a empresa investiu nas linhas Café 3 Corações Rituais e Gourmet.
Além disso, você também encontra cafés da marca em cápsulas, preparo para cappuccino, solúvel e com sabores diferenciados.
Vale destacar que a marca é conhecida no site Reclame Aqui por sua rapidez de resposta às eventuais reclamações de consumidores e isso também conta, e muito, para que ela seja uma das melhores marcas de café do Brasil.
Vale a pena conferir os cafés Três Corações Gourmet moídos Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista e dos grãos torrados, sachês e cápsulas!
2.Café Grão Baggio Café
Apesar de não ser tão conhecido do consumidor quanto a marca anterior, o Café Grão Baggio iniciou sua produção em 1886.
Durante sua longa história, a marca de café sempre buscou oferecer produtos inovadores e sabores diferenciados.
Foi assim que nasceram rótulos como o Café Torrado e Moído Aroma de Chocolate Trufado, por exemplo. Na mesma linha, a empresa oferece cafés com aromas de menta, avelã, caramelo e muito mais.
Ainda assim, o Café Baggio mantém sua linha tradicional de cafés. No entanto, visando o mercado de cafés especiais e gourmet, a marca não possui produtos para quem prefere café solúvel.
3.Café Melitta
Também muito conhecida, a marca de café de supermercado Melitta ocupa um espaço importante no mercado e na mesa do consumidor brasileiro. Afinal, o cheirinho do café Melitta é inconfundível.
Acontece que a marca sempre buscou aliar qualidade e preço acessível. Como resultado, se tornou uma das melhores marcas de café que você pode encontrar em praticamente qualquer supermercado.
Atualmente, a Melitta também busca inovar e já oferece a possibilidade do consumidor escolher o que prefere destacar em seu café.
Ou seja, você pode escolher o tipo de grão, nível de acidez e até a mineralidade do seu café e receber o café Melitta personalizado em casa.
Além disso, ela lançou também a linha Melitta Regiões Brasileiras com grãos do Cerrado, Sul de Minas e Mogiana.
Com relação ao preço, o Café Melitta ainda é um dos produtos com melhor relação custo-benefício para o consumidor e vale a pena experimentar.
4.Café Starbucks
Por essa você talvez não esperava, mas já é possível encontrar nas prateleiras dos supermercados os produtos do Café Starbucks.
A famosa rede de cafeterias mundialmente famosa entrou no mercado de cafés moídos e em cápsula. Dessa forma, você pode reproduzir o mesmo estilo de sabor da bebida em casa.
No entanto, os grãos usados nos produtos da marca são produzidos nos Estados Unidos e não no Brasil.
5.Café Pilão
Você sabia que a marca de café Pilão é a segunda marca mais lembrada pelo consumidor brasileiro quando se fala na bebida?
Mas não é para menos. Afinal, o Café Pilão está exposto em prateleiras de supermercados por todo o país desde 1978.
Dentre as opções disponíveis em qualquer supermercado, você encontra o sabor tradicional, o café forte, solúvel e até descafeinado.
A marca de café também investe na linha gourmet Cafeteria, com blends prontos tanto para café coado quanto em cápsulas e solúvel.
6.Café Santa Monica
Mais uma marca com quase 40 anos de mercado, o Café Santa Mônica é especialista em cafés de qualidade global e sabores inconfundíveis.
Além disso, para quem prefere produtos orgânicos, o Café Santa Clara cultiva parte de seus grãos sem utilizar adubo químico. O café orgânico pode ser encontrado já moído ou em grãos.
Você pode optar por embalagens de 250g, 500g ou até de 1Kg, no caso do café em grãos. Além disso, talvez você queira experimentar o café descafeinado, cappuccino ou outras variações da bebida que a marca produz.
7.Café América
Na busca pelo melhor café encontramos marcas amplamente conhecidas e outras que não são tão populares, apesar de oferecerem produtos de excelente qualidade.
Esse é o caso do Café América. Presente nos supermercados desde 1962, não é uma marca de café tão conhecida.
Ainda assim, é uma excelente escolha para quem procura tanto o café tradicional como o gourmet. Você pode optar pelos grãos, pelo café moído, na versão solúvel ou até em cápsulas.
Nas embalagens, o fabricante indica a intensidade do café que você vai comprar, se ele é encorpado, aromático, de sabor prolongado ou marcante.
Dessa forma, você já tem uma noção do que esperar da sua bebida. Ao mesmo tempo, seu fabricante também investe na boa reputação junto ao público através de um bom atendimento, o que rendeu à marca uma nota altíssima no site Reclame Aqui.
8.Café Santo Grão
O Café Santo Grão não tem a mesma bagagem das grandes marcas, mas já chegou no mercado de café brasileiro mostrando a que veio.
Os cafés da marca, que também podem ser adquiridos através de assinatura, não são tão baratos. No entanto, o produto entrega qualidade que compensa o valor.
Você encontra os cafés Santo Grão na loja virtual da marca, nas cafeterias de mesmo nome, em empórios e supermercados por todo o país.
No site da marca, você encontra kits de degustação e com café gourmet de diferentes regiões do Brasil.
São cafés de leves a intensos, com torras bem feitas, que você pode comprar em grãos ou já moídos, descafeinado ou orgânico.
9.Café Roma Bialetti
Inicialmente, a Bialetti produzia tudo o que girava em torno do universo do café, como copos e garrafas térmicas, moedores de café e cafeteiras tipo moka.
Com toda sua experiência no ramo, a marca pode oferecer um café específico para esse método de preparo, o que não é algo comum de se encontrar.
Além disso, todo o café processado pela marca italiana é cultivado aqui no Brasil, no sul do estado de Minas Gerais.
O resultado é um café denso, equilibrado e adocicado. Sem falar no preço, que é bem acessível.
10.Café Espressione
A marca Espressione é conhecida no mercado cafeeiro pelas máquinas que produz, visando garantir a melhor experiência para os amantes da bebida.
Mais uma vez, todo o conhecimento adquirido na área deu à empresa a oportunidade de criar um café de qualidade.
Se destacando como uma das melhores marcas de café do país, a Espressione oferece cafés em grãos e em cápsulas. De acordo com a marca, a escolha por embalagens de 500g é para garantir que o produto chegue sempre fresco ao consumidor.
O café é intenso, encorpado e com acidez típica de cafés cultivados em altitude.
11.Café Intenso Orfeu
Cultivado na Fazenda Sertãozinho, em Minas Gerais, o Café Intenso Orfeu é o melhor café para quem busca uma bebida doce, com pouca acidez e aromas de frutas secas.
No entanto, vale notar que esse é um café ideal para coador e não para outros métodos de extração. Caso prefira fazer a moagem em casa, você pode optar pelo café em grãos.
A marca conta com cerca de 20 anos no ramo de cafés especiais e já está entre as mais conhecidas e premiadas do país.
A Orfeu recebeu o prêmio Cup of Excellence, no Brasil, e o Latte Harvest Competition, na Suíça.
12.Café Dutra Especial
O que faz do Café Dutra Especial realmente especial é que ele é produzido de forma artesanal. Para se ter uma ideia, todo o café que a empresa processa é cultivado em uma única região, nas Matas de Minas.
Além disso, a produção é mantida em baixa escala, para garantir que a qualidade seja mantida e o café continue conhecido como Single Origin.
Ou seja, dá para o consumidor entender todo o terroir local – condições de plantio, manejo dos pés, tipo de solo, processo de colheita, tipos de torra – e descobrir o sabor que aquele café oferece.
Assim, cada lote de café ali produzido possui características próprias e que não se repetem. Como resultado, seus grãos da variedade bourbon amarelo possuem aromas de frutas cítricas e sabores que lembram chocolate e caramelo.
Já os da variedade catuaí, tanto o amarelo quanto o vermelho, trazem para o paladar uma boa acidez, aromas de caramelo, cacau, nozes e baunilha.
E é por isso que o Café Dutra, apesar de não ser tão conhecido pela grande maioria, é um dos cafés premiados do Brasil.
13.Café Nescafé Origens
Quando se fala em café solúvel, que marca vem à sua mente? Se você pensou em Nescafé, seja bem-vindo ao clube.
De fato, a marca de café é a velha conhecida do consumidor brasileiro e o café instantâneo talvez ainda seja seu carro-chefe.
Em tempos mais recentes, porém, a Nescafé decidiu investir no ramo de cafés especiais moídos. Para isso, criou a linha Nescafé Origens, que já de cara se mostrou acima da média pela embalagem metálica e não em pacotes.
Por que isso é uma vantagem? Porque depois de moído, o grão sofre oxidação. Como consequência, perde aromas e sabor.
No entanto, quando mantido na lata, o café resiste melhor a esse processo natural de decomposição e mantém suas características por mais tempo. Ponto para a Nescafé!
Além disso, a marca oferece grãos das Serras do Alto Parnaíba e da Chapada Diamantina, com aromas frutados e que lembram caramelo.
Apesar de toda essa qualidade, os preços praticados pela marca são bem acessíveis e as latas são bonitas. Atire a primeira pedra quem nunca decidiu que marca comprar pela embalagem, não é mesmo? Mais um ponto para a Nescafé.
14.Café Pronova
Pronova é uma cooperativa localizada no interior do Espírito Santo, onde são produzidos cafés especiais com grãos 100% da variedade arábica.
O interessante da marca é que ela faz questão de destacar a história dos cooperados e o processo de cultivo, secagem e torra que utilizam para chegar aos resultados que alcançam.
Foi justamente a dedicação empregada que rendeu ao Café Pronova o título de Coffee of The Year em 2019. O produto é descrito como suavemente ácido, cítrico e com alta doçura.
15.Café CIA Orgânica
O Café CIA Orgânica nasceu no Paraná, mas ganhou o mundo. Presente no mercado nacional desde 2002, a qualidade dos cafés orgânicos e biodinâmicos é tão clara que conquistou até mesmo o paladar dos exigentes asiáticos.
Os cafés biodinâmicos são cultivados com o mínimo de intervenção humana, aproveitando da melhor forma adubos naturais, a topografia da região e até observando as fases da lua.
Justamente por isso, a produção dos biodinâmicos é muito menor que o volume de café orgânico, o que o torna ainda mais desejado pelo mercado.
A marca produz cafés doces, com acidez média e próprios para café coado. Atualmente, ela possui contrato com grandes marcas nacionais e internacionais para investir na criação do melhor café.
16.Café Latitude 13
O Café Latitude 13 está na lista de melhores marcas de café há muito tempo. Lá em 2009, o café cultivado na Bahia foi servido até no Vaticano.
De fato, a qualidade é acima da média. A Latitude 13 faz questão de destacar que mantém um rígido controle sobre todo o processo de produção dos grãos, do cultivo à torra.
Mas, a empresa também comercializa cafés orgânicos, café gourmet e cafés especiais. Por isso, a marca alcança todo tipo de apaixonados por café.
17.Café Fazenda Pessegueiro
Com tradição centenária, a Fazenda Pessegueiro foi a primeira do país a receber o prêmio “The Hidden Treasure”, concedido pela SCAE – Associação Europeia de Cafés Especiais.
Todo o café produzido no interior de São Paulo é cultivado, colhido, processado e embalado dentro da própria fazenda, de forma artesanal.
Por isso, a qualidade é sempre excelente e o café oferece aromas de chocolate e caramelo, doce e com pouca acidez.
Não julgamos um livro pela capa, mas a embalagem da marca é muito delicada, representando a fazenda nas cores mais tradicionais possíveis: azul e branco. Um charme.
18.Café Geisha
Por último, mas não menos importante, temos um café forasteiro. O café Geisha, subespécie do arábica, é etíope, mas ganhou projeção mundial quando chegou ao Panamá.
A partir de então, a marca passou a figurar entre as melhores no ramo de cafés especiais. E merece a posição que alcançou.
O café tem aromas complexos e dulçor acima da média. Na verdade, alguns produtores ainda passam os grãos por um processo conhecido como honey process para destacar ainda mais a doçura do café.
Nesse caso, depois de retiradas a casca e a polpa, os grãos seguem para a secagem sem serem lavados. Então, os resíduos de polpa doce são agregados aos grãos, destacando seu sabor.
No Brasil, só a Dutra e a Coffee++ comercializam a variedade de café.
19.Café Bom Jesus Torrado e Moído
A marca Bom Jesus foi criada pela família Rocha em 1963, mas é a Melitta que administra e mantém o café no mercado.
Com sabor forte e encorpado, o café Bom Jesus é 100% arábica e passa pela torra tradicional, o que agrada bastante o paladar brasileiro.
Café de supermercado é bom ou ruim?
Tudo depende do que você utiliza como parâmetro para comparação.
Por exemplo, é claro que os cafés especiais, compostos por grãos de café selecionados e sem nenhum tipo de resíduo tais como folhas ou cascas, apresentam características acima da média.
No entanto, como você pôde notar em nossa lista de melhores marcas de café, existem excelentes cafés nos supermercados.
Mas você sabe como os cafés são avaliados para definir se são de qualidade ou não? Continue lendo e descubra.
O que determina a qualidade do melhor café brasileiro?
Diversos fatores são analisados para conferir a qualidade do café que chega até o supermercado e isso é ainda mais importante no Brasil.
Afinal, somos o maior produtor de café do mundo desde a década de 40 e só perdemos para os EUA na quantidade de café consumido anualmente.
Para isso, os laboratórios recorrem às análises físico-químicas e os degustadores à análise sensorial. A seguir, saiba quem é quem nessa história.
O que são análises físico-químicas do café?
Isso quer dizer que uma amostra do café passa por uma série de testes para definir e determinar a qualidade de características e propriedades do produto em questão.
Por exemplo, a umidade, atividade de água, quantidade de cinzas e outros quesitos são analisados com o objetivo de garantir que todos os níveis estão de acordo com a legislação brasileira.
Se a marca passar no teste, ela estará apta para ganhar o mercado de cafés. É aí que entra outra etapa importante da avaliação do café: a análise sensorial.
Análise sensorial do café – Como é feita?
Como o próprio nome indica, a análise sensorial é o processo de avaliação de como o café influencia nossos sentidos, desde o olfato até por quanto tempo o gosto da bebida persiste na boca.
Nesse momento, os profissionais da área levam em conta o tipo de grão, como ele foi processado, a torra feita e o terroir (tipo de solo, altitude, forma de cultivo, irrigação e enriquecimento do solo etc).
Para essa avaliação, uma amostra do café preparado é separada para que o avaliador dê notas para cada um dos seguintes requisitos:
- Sabor
- Acidez
- Doçura
- Fragrância
- Uniformidade
- Aroma
- Presença de defeitos
- Ausência de defeitos
- Corpo
- Equilíbrio
- Finalização
Assim como acontece com os vinhos, é a análise sensorial que define o padrão de qualidade e a nota que a bebida vai receber. Os melhores cafés concorrem a prêmios como o Cup of Excellence ou Coffee of the Year. Para sentir tudo isso, não se apegue ao gosto do café na língua. Sinta o cheiro que passa da garganta para o nariz assim que você toma o seu café.
Resumo da Ópera
Em resumo, é claro que os cafés especiais não têm esse nome à toa. Afinal, existe todo um cuidado durante o cultivo, o processamento e a venda do produto.
Os grãos são selecionados manualmente, garantindo o melhor do melhor para o consumidor. E é isso que encarece o café.
Por outro lado, os cafés tradicionais e fortes, que você encontra com preço bem mais baixo, podem conter pequenas porções de gravetos, folhas, cascas e até pequenos insetos.
Mas não se preocupe! Esses resíduos não representam risco para a sua saúde e estão de acordo com a legislação brasileira.
E eles acabam no café porque a produção é gigantesca. Não dá pra fazer tudo na mão, separando os melhores grãos, como acontece com os cafés especiais.
Nesse caso, as máquinas fazem todo o trabalho, o que faz o café comum ser bem mais barato. Ainda assim, existem sim excelentes cafés disponíveis no supermercado mais perto de você.
Veja também: Os benefícios do café com canela para a sua saúde