Aprofundar seus conhecimentos, entender termos e aplicá-los se torna um verdadeiro desafio para quem está conhecendo mais sobre cafés.

O que não faltam são detalhes que fazem a diferença apesar de parecerem pequenos. Com a forma de moer é exatamente assim. Pode até parecer um assunto irrelevante. Afinal, café é tudo igual, certo? 

Na verdade, não é assim. E, para começar, entenda a importância da granulometria e da moagem para o seu cafezinho.

Importância do processo de moagem do café

Cafés de diferentes tipos.  instantâneo, torrado e moído. Foto: ediebloom de Getty Images - Canva

De forma simplificada, granulometria é uma tabela para medir quão grossa ou quão fina é a espessura do café. É nela que as moagens se baseiam.

Uma referência é o açúcar cristal. A textura arenosa é compatível com a moagem média. Mas existem outros tipos de moagem.

Tipos de moagem

Basicamente, existem cinco tipos de moagem e se referem à gramatura ou granularidade. São elas: grossa, média grossa, média fina, fina e extrafina. 

Um pó fininho, retarda a filtragem e o cafezinho fica mais encorpado e forte. Por outro lado, um pó grosso permite a extração mais rápida e o resultado é um café mais aguado. Por isso, é importante entender o impacto da moagem dos cafés de acordo com o método de preparo.

Quando moer o café?

Assim que é moído, a exposição ao oxigênio, à luz, à umidade e a outros fatores externos afetam o aroma e sabor da sua bebida. 

Para frear esse processo de envelhecimento, as embalagens são desenvolvidas pensando em proteger o café moído até que ele chegue à sua casa. 

Levando isso em conta, o ideal mesmo é moer os grãos imediatamente antes de passar o cafezinho. Mais à frente vamos entender melhor essas possibilidades.

Aproveite e confira também o nosso artigo sobre os melhores moedores de café do mercado!

Quando usar café de moagem média?

Cafés de moagem média permitem uma filtragem nem tão rápida e nem tão devagar. Essa é a moagem mais indicada para métodos de infusão ou coados.

Ainda assim, existem diferenças entre o café de moagem fina, média e grossa. Por isso, diferentes métodos de preparo, pedem diferentes gramaturas. Confira.

Hario V60

Modelo Hario V60 coando café. Foto: isayurtsever de Getty Images - Canva

O formato lembra o suporte comum, mas é muito requintado. Com espirais em 60° exatos, o modelo pede um café médio grosso, já que a água fica em contato com o café por mais tempo.

Aeropress

A Aeropress lembra uma prensa francesa, mas tem um design diferente. Nesse caso, a água passa com certa rapidez pelo cilindro do equipamento e o café precisa ser ligeiramente mais fino.

Pressca

Cafeteira Pressca em diferentes cores. Imagem: www.pressca.com.br

A brasileira Pressca prepara o café por infusão em 3 minutos. É possível fazer um bom café com qualquer moagem. Para um melhor resultado, a média grossa é recomendada.

Cafeteira Italiana

Nesse caso, a pressão produz um café forte e encorpado. Mas o pó não pode ser fino demais, impedindo a filtragem, nem grosso demais, deixando o café aguado, como vimos anteriormente. Então, o mais indicado é usar a moagem média fina. 

Globinho

Cafeteira Globinho, muito usada em cafeterias em São Paulo. Imagem: www.aliexpress.com.br

A cafeteira Globinho é um show à parte! O equipamento que lembra cientistas de desenhos animados, utiliza vácuo e vapor para o preparo, que leva cerca de 3 minutos.

A gramatura mais indicada é a média grossa, devido ao seu método de filtragem ser diferente dos equipamentos comuns. 

Clever

O Clever possui uma válvula que dosa o fluxo de líquidos durante o processo, que inclui infundir e filtrar. 

Aqui é que está o pulo do gato! Você escolhe os sabores e aromas, personalizando a sua receita de acordo com a gramatura e tempo de preparo.

Ao usar um grão moído fino, o tempo de infusão deve ser menor. Se preferir um café médio grosso, o tempo de infusão pode ser um pouco maior.

Chemex

Cafeteira Chemex sobre a mesa. Foto: pixelshot - Canva

A Chemex (se pronuncia “kemex”) é uma obra de arte e usa um filtro todo diferente, com três camadas. Como tal, pede um grão especial ligeiramente mais grosso.

Mas como moer em casa da melhor forma?

Como moer o café em casa?

Se preferir também torrar em casa, o café fica ainda mais fresco e a extração entrega notas e características marcantes do café escolhido. Para moer, existem diversas opções. Veja a seguir.

Moedores automáticos

Rápidos e eficientes, contam com lâminas bem afiadas e aproveitam o café ao máximo.

Moedores manuais

Os manuais podem ser movidos à manivela (como os usados nas roças antigamente) ou daquele tipo moedor de pimenta-do-reino, que a gente gira para que ele faça o trabalho.

Moedores digitais

Extremamente precisos, evitam o desperdício de produto e mantêm a sua qualidade. São fáceis de limpar e de dar manutenção.

Quanto tempo leva para moer café em casa?

Apesar de parecer um procedimento complexo, a torra e moagem em casa não é tão difícil e nem demorado. Na verdade, usando moedores comuns, você alcança o tamanho desejado em cerca de 2 ou 3 minutos, no máximo.

Grão na medida certa

Como vimos, escolher cafés especiais de moagem média, para os métodos certos, eleva o nível da sua bebida. Por isso, escolha os melhores grãos para garantir a melhor experiência e os melhores sabores.

Leia também o nosso artigo sobre as melhores cafeteiras que moem grão!