De acordo com a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café – o Brasil é o maior produtor de café do mundo! Na verdade, somos responsáveis por uma em cada três xícaras da bebida consumidas no planeta.
Ainda assim, nosso ritual indispensável para que o dia comece bem é abalado pelo fato que o café que fica no país é tudo, menos puro.
Infelizmente, independente da marca, os cafés mais comuns do mercado levam casca e folhas do cafeeiro durante a moagem dos grãos.
Para piorar, pode ser que milho e feijão também entrem na mistura durante o processo para disfarçar algum defeito e fazer o café render também.
Por isso, nossa bebida não tem o sabor de alta qualidade que deveria ter. Se você se interessa pela torra do café em casa, é possível que também não se conforme com isso.
Aqui, vamos entrar nos detalhes importantes que você precisa saber para fazer a torrefação caseira e aproveitar o melhor cafezinho da vida.
Por que fazer a torrefação do café em casa?
Para início de conversa, um dos maiores benefícios é ter certeza do que está consumindo. Sem contar que moer e torrar café em casa te garante uma bebida fresquinha a qualquer tempo.
Em seguida, podemos falar sobre a relação custo-benefício. Com o preço do café nas alturas, vale a pena criar o costume de fazer o processo por nossa conta mesmo.
Além de tudo isso, não tem como comparar algo industrializado e embalado com a experiência de fazer o seu próprio pó de café, concorda? Então, vamos ao que interessa.
Como torrar o café em casa pela primeira vez
Antes de sair pesquisando por torrefadores, saiba que o processo não é um bicho de sete cabeças e dá para fazer em uma panela comum.
O importante é que ela não seja nem muito grossa (como aquelas de alumínio batido) nem muito fina (como as de inox). Para ajudar, use a sua colher de pau e mãos à obra!
Uma pipoqueira das antigas, manual e com uma hélice que gira os grãos de café no fundo da panela, é o equipamento perfeito para isso.
Passo a passo para torrar café na panela
- Adicione 500g de grãos na panela e acenda o fogo;
- Mexa sem parar, para evitar que dê muita fumaça;
- Se quiser dar um toque especial, esse é o momento de adicionar uma especiaria ou tempero, como cravo ou cardamomo;
- Continue mexendo até que os grãos atinjam uma coloração escura e brilhante.
Quanto tempo?
Esse processo de torrefação é rápido e os grãos de café atingem o ponto certo em cerca de 10 minutos. Obviamente, tudo depende da quantidade de café, da grossura da panela e da potência do fogo.
Mas, se quando você escutar os grãos estalando, é hora de parar para evitar queimar e manter a qualidade e aroma do café.
Dá para torrar o café no forno?
Dá também. Nesse caso, é preciso bastante atenção ao tempo e à temperatura. Pois o forno não possui nenhum mecanismo de movimento ou fluxo constante de ar. Mas também não é impossível. Confira.
Passo a passo para torrar café no forno
Aqueça o forno a cerca de 200°C por alguns minutos. Espalhe o café de forma uniforme na assadeira e leve ao forno.
Agora é ficar de olho e ir mexendo o café de tempos em tempos, para garantir uma torra do café por igual.
Quanto tempo?
Mais uma vez, depende de uma série de fatores. Mas cerca de 500 gramas de grãos, a 200°C, em um forno elétrico, levou cerca de 26 minutos para que o café atingisse uma torra média.
Como torrar café em pipoqueiras elétricas?
Assim como torrar amendoim ou castanha de caju, torrar café envolve uma fonte de calor e movimento constante. E é exatamente isso que a pipoqueira oferece, devido ao seu fluxo de ar.
Passo a passo para torrar café na pipoqueira
É preciso dar uma forcinha no início, devido ao peso do café, para que ele não fique estagnado no fundo da pipoqueira. Dessa forma, os grãos torram de forma uniforme e o resultado é mais satisfatório do que se fossem levados ao forno, por exemplo.
O processo faz bastante sujeira. É normal. Os grãos estalam muito, mas não pulam como o milho de pipoca. Então, é só ficar atento ao momento em que o café perde umidade e peso, se movimentando apenas com o fluxo de ar.
Quanto tempo?
Para uma porção de 40 gramas de grãos crus, levam-se cerca de 6 minutos e 30 segundos para terminar de torrar o café.
Faça seu próprio blend
Adicionar especiarias aos grãos faz toda a diferença no sabor final. Sabe quando você cheira o café e sente um certo chocolate lá no fundo da garganta? Delícia, né?!
Pois, você pode fazer o mesmo adicionando diferentes especiarias antes de torrar os grãos.
Para dar sabor de baunilha aos grãos de café, por exemplo, podemos adicionar cerca de uma colher de sobremesa de essência de baunilha para 500 gramas de grãos já torrados. Com as mãos, mexa bem para envolvê-los com o líquido.
Em seguida, é só colocar em um pote de vidro de um dia para o outro antes de moer. O mesmo pode ser feito com canela em pó, cacau ou com a fava da baunilha.
Depois de torrar o café em casa, você vai descobrir diferentes tipos de especiarias que combinam bem e dão um toque especial à sua bebida. E com tudo pronto, é hora de moer.
Como moer o café em casa
É bem fácil encontrar moedores caseiros de café. Os modelos básicos custam cerca de R$50,00 ou R$60,00.
Mas se você ainda não investiu em um, não tem problema moer direto no liquidificador, seguindo algumas dicas básicas.
Tipo de liquidificador
Não é regra, mas um liquidificador que se prende à base por rosqueamento fica mais firme e evita acidentes. Acontece que é bom ir movendo o equipamento para mexer os grãos. No caso do liquidificador que só encaixa, há o perigo dele se soltar durante o processo.
Quantidade de grãos de café
O ideal é colocar grãos suficientes apenas para cobrir a hélice. Aos poucos podemos acrescentar, à medida que ele se torna pó.
Como saber o tempo certo
Na verdade, não tem como determinar um padrão. Afinal, cada eletrodoméstico tem características e potência próprias. Então, o melhor é interromper o processo de minuto em minuto e conferir a gramatura do pó, para que não fique fino demais.
Além disso, vai depender do método que será utilizado no preparo do café. Para alguns métodos são recomendados maior granularidade e para outros uma granularidade menor.
Satisfação garantida
Que vai dar tudo certo de primeira, não podemos garantir. A certeza que temos é que, mesmo que ocorram erros, vale a pena tentar.
Não só pelo bom resultado, mas também pela experiência tão legal de pegar os grãos crus e terminar com uma bela xícara de café nas mãos.
Então, escolha o seu grão e modo de preparo, use seu forno, torrador, panela ou pipoqueira e junte-se aos muitos amantes do café que fazem a torra em casa mesmo.