O café está presente na vida da grande maioria dos brasileiros. Considerado a segunda bebida de maior consumo no Brasil, segundo pesquisa com dados da Dieese e da OIC (Organização Internacional do Café). A pesquisa ainda afirma que, em média, 5,8 kg de café são consumidos por ano.

A bebida ainda oferece uma enorme variedade de mistura e combinações, agradando o paladar de quem consome algumas ou várias xícaras ao dia. Há quem prefira o café adoçado com açúcar ou adoçantes artificiais e também especialistas e entusiastas que preferem tomá-lo puro.

Entretanto, é necessário atenção ao escolher a forma de utilizá-los em sua bebida, pois nem todos são tão saudáveis quanto o seu organismo precisa. Neste artigo, você entenderá porque a combinação café e mel traz um resultado saudável e diferente do restante dos produtos. Confira!

Veja também: Os benefícios do café com canela para a sua saúde

Por que adoçar o café com açúcar é tão popular?

O café é um dos produtos históricos mais populares no Brasil, trazido pelos europeus e produzido desde o século XVI em terras brasileiras. Entretanto, o hábito de se adoçar as bebidas na época levou ao consumo do café com alguns açúcares, ingrediente que possui um alto índice glicêmico e é prejudicial a saúde a longo prazo.

Apesar de iniciar fortemente adoçado, quem aprecia o café afirma que a melhor forma de aproveitar o sabor, a textura e o equilíbrio entre amargo e doce que ele proporciona é consumir sem adoçar, mas nem todos conseguem.

Porém, uma crescente preocupação com a saúde e o bem-estar aumentou a procura por alternativas mais saudáveis. Por isso, o interesse pelos benefícios do mel cresceu nos últimos anos, um ingrediente que pode adoçar enquanto fortalece o organismo.

O mel no café é o maior aliado da saúde

Mel com café e torradas. Foto: Getty Images

O café já possui diversos benefícios como ser termogênico e diurético, por exemplo. Somado com o mel, os dois ingredientes base promovem ainda mais pontos positivos a saúde. O mel natural tem o poder de melhorar a digestão e, além de fortalecer o sistema imunológico, ele pode ser diurético, antisséptico, antioxidante e expectorante.

Por ser natural, o mel se torna mais saudável que o açúcar e adoçantes artificiais, sem adições químicas. Porém, o mel também deve ser consumido moderadamente, pois o seu excesso pode prejudicar o organismo. Para os diabéticos, por exemplo, o mel e o açúcar são consumidos com muito cuidado, para não subir o nível da glicose no sangue.

Contudo, existem inúmeros benefícios desse alimento incrível que te fazem o escolher como adoçante.

Benefícios do mel como adoçante

Conheça os tipos mais comuns de mel

O mel pode ser extraído de diversas fontes o que, na grande maioria das vezes, não interfere nas suas características gerais. Todavia, ainda existem alguns benefícios específicos do tipo de mel que se usa.

Antes de escolher qual tipo de mel no café será adicionado, recomenda-se que, na hora da compra, sejam observados pontos como: data de validade, o selo de inspeção do Ministério da Agricultura, se existe espuma presente (indica presença de impurezas), entre outros. Conheça aqui os três principais tipos de mel do mercado.

Mel silvestre

O tipo mais popular e comum na mesa dos brasileiros, o Mel silvestre é proveniente da polinização de diferentes espécies de flores. Seus principais benefícios envolve efeito calmante, antioxidante, funciona como um hidratante natural para a pele e para os cabelos.

Provavelmente, esse é o tipo de mel mais usado, perdendo apenas para o açúcar na categoria de adoçantes de bebidas.

Mel de eucalipto

Assim como o tipo de mel anterior, o Mel de eucalipto também provém da polinização das flores, mas dessa vez apenas as flores da planta de eucalipto concederam o pólen para a produção desse tipo de Mel.

É facilmente diferenciado dos outros por causa do seu tom escuro. Seu principal benefício é a ação expectorante, levando-o a ser muito usado como remédio caseiro e indicado para tratar resfriados e doenças respiratórias.

Mel de laranjeira

O mel de laranjeira tem sua principal produção concentrada nos estados de São Paulo e Minas Gerais, com as colmeias localizadas próximas ao cultivo da laranja e fornecendo o pólen que dará vida a um mel com sabor cítrico e um aroma delicado. Seus principais benefícios são o auxílio ao bom funcionamento do sistema digestivo e o efeito calmante.

Café com mel: Receitas que conferem um sabor diferente a sua bebida

Mesmo que muitas pessoas ainda prefiram tomá-lo puro, o café que agrada a grande maioria é produto da adição de ingredientes que possuem a função de adoçante, além de outros que conferem um sabor diferenciado a quem o consome.

Confira duas das inúmeras receitas e combinações e se delicie a vontade. Você também pode substituir alguns alimentos conforme o seu paladar prefira. Aproveite sua ou suas colheres de mel no café.

Mel com café cremoso

Café cremoso com mel. Foto: Freepik

Ingredientes:

– 1/2 litro de café, pode ser espresso ou coado

– 1/2 xícara (chá) de leite integral

– 4 colheres de sopa de mel (o tipo de mel que preferir)

– Uma colher (chá) de essência a base de amêndoas

– 100 gramas de casca de laranja cristalizada

Modo de preparo:

Essa bebida requer um pouco mais de tempo e atenção durante o preparo. Em uma panela pequena, adicione as colheres de sopa de mel com 5 colheres de sopa de água, deixe que atinja o ponto de fervura.

Retire a panela do fogo e coloque o café coado. Em outra panela, dessa vez uma de tamanho média, coloque o leite misturado com a essência de amêndoas e o restante do mel. Você deverá fazer movimentos circulares e ritmados com uma colher, misturando até que atinja a consistência da espuma.

Coloque tudo em uma xícara e finalize a bebida com a casca de laranja cristalizada, ou outra opção seria finalizar com raspas de amêndoa em cima da espuma. Café com mel, leite e amêndoas é uma receita de sabor indescritível.

Combinação de limão siciliano + café com mel

Ingredientes:

– 100 ml de café, deve ser coado

– Uma colh. (sopa) de mel (o tipo de mel que preferir)

– Raspas de limão do tipo siciliano

– Gelo a vontade

Modo de preparo:

Receita simples e prática, ideal para quem quer um café refrescante e delicioso. Primeiro, são adicionadas as raspas de limão siciliano ao café coado. Em seguida, finalize com o gelo e beba antes que o gelo derreta e deixe o café aguado. Essa é apenas mais uma das diversas combinações de sabores do café.

A mistura de ingredientes que agrada ao paladar

Mulher jovem tomando café com mel. Foto: Freepik

Depois de tudo que foi visto até aqui, uma coisa é certa: o café é altamente versátil e vai bem com tudo ou nada, um ou vários sabores, uma mistura fascinante e única a cada combinação. Hoje, existem comunidades de pessoas que apreciam a bebida, com fãs que fazem questão de espalhar o seu amor pelo café em suas redes sociais.

A junção do mel como adoçante tornou a bebida mais saudável, mas precisa ser consumido sem excessos. Uma dica, não aqueça o mel a mais de 45ºC, essa temperatura libera uma substância tóxica e que aumenta as chances do aparecimento de carcinomas. Observe todos os pontos mencionados aqui para que tenha um café com mel saudável e delicioso.

Quando for consumir o seu café, o faça da forma que preferir, a receita que desejar, o importante é aproveitar a sua bebida e a energia que ela vai te proporcionar. Saboreie!

Confira também o nosso artigo para saber se café com leite engorda ou não!