Amigos brindam com café. Imagem: urbazon from Getty Images Signature - Canva.

As 18 Melhores Cafeterias Rio de Janeiro – 2024

O Rio de Janeiro continua lindo e oferece de tudo um pouco: belezas naturais de tirar o fôlego, pontos turísticos incríveis, o clima ideal para quem é gosta de Sol e adora atividades ao ar livre e, claro, boas cafeterias para repor as energias.

Neste guia, selecionamos os melhores locais para você desfrutar não só do cafezinho, como também descobrir a rica gastronomia da cidade maravilhosa em ambientes super aconchegantes e convidativos. A seguir, confira nossa seleção com as melhores cafeterias no Rio.

Lista das melhores cafeterias Rio de janeiro

Curto Café

Quer pagar quanto? Isso mesmo! Na Curto Café, apesar de tudo ter um preço sugerido, é o cliente quem decide quanto vale a experiência. Focando em sempre trazer novidades na área, a cafeteria oferece cafés especiais, produtos artesanais, cervejas e drinks. Tudo isso para acompanhar cheesecakes, bolinhos de arroz, batatas recheadas e pães, muitos pães. A cafeteria funciona de segunda a sexta das 8h00 às 20h00 e fecha aos sábados e domingos.

Onde fica?

Endereço da Curto Café: Rua da Assembleia, 10 – Térreo – Centro, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 96948-3225

Instagram: Curto Café (@curtocafe)

Café Lunático

Clientes à mesa no Café Lunático. Imagem: Reprodução site oficial www.cafelunatico.com.br

O Café Lunático abre de terça a sexta das 09h00 às 19h00, das 09h30 às 18h00 aos sábados e fecha aos domingos e segundas. Feriado já é outra prateleira e, para saber se o local abre ou não, é bom conferir o Instagram oficial da cafeteria.

Onde fica?

Endereço: Rua Gen. Roca, 539 – Tijuca, Rio de Janeiro

Instagram: Café Lunático (@cafelunaticorj)

Zazá Bistrô Café

Xícara de cappuccino em frente ao letreiro da cafeteria Zazá, no Rio de Janeiro. Imagem: Reprodução Instagram.

Local perfeito para qualquer momento do dia ou da noite, o Café Zazá oferece deliciosas opções de lanches, petiscos, cafés, chás, bebidas para o happy hour ideal e até almoço e jantar. 

Tudo foi cuidadosamente pensado para garantir um ambiente agradável e convidativo para cada cliente. No cardápio, todas as receitas foram escolhidas a dedo para combinar com a elegância e bom gosto da decoração. 

O Zazá Café fica dentro do Shopping Rio Design e funciona de segunda a sábado das 12h00 às 22h00 e de 12h00 às 20h00 aos domingos e feriados.

Onde fica?

Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 270 Leblon / Piso 1, 119

Telefone: (21) 99585-8736

Instagram: Zazá Bistrô Café ▪️ Zazá Travessa (@zazabistrocafe)

Rubro Café

Mesas em frente à Rubro Cafeteria no Rio de Janeiro. Imagem: Reprodução Instagram.

O Rubro Café figura entre as melhores cafeterias do Rio de Janeiro e não é à toa. A cafeteria faz bonito no cardápio que inclui tortas perfeitas, pavês, rocamboles, sanduíches artesanais, salada Caesar, quiche de alho poró e muito mais.

Quanto aos cafés, você pode escolher entre o espresso nada básico ou um capuccino italiano indecente, o que combinar melhor com o seu desejo por um lanche delicioso a qualquer momento do dia. A cafeteria funciona de segunda a sábado, 10h00 às 20h00 e das 12h00 às 20h00 aos domingos.

Onde fica?

Endereço: Fashion Mall – Estrada da Gávea, 899 – Loja 119 – São Conrado

Telefone: (21) 3734-2590

Instagram: Rubro Café (@rubrocafe)

Metiers Café e o café da manhã perfeito

Cafézinho e itens do café da manhã do Metiers. Imagem: Reprodução Instagram.

Procurando um cantinho super tranquilo para aproveitar um café da manhã especial no fim de semana? Vá ao Metiers! A cafeteria fica dentro do Instituto Roberto Marinho e serve cafés, almoço e bebidas para o happy hour de cada dia.

No local, você encontra pães caseiros, tortas, geleias, bolos e sanduíches, além dos cafés especiais e drinks cuidadosamente escolhidos para oferecer uma experiência inesquecível para os clientes. Para isso, a cafeteria também prepara cafés especiais usando diferentes métodos de extração, do café coado no coador de pano até a Aeropress.

Já no cardápio virtual, você encontra os preços e também pode conferir 3 opções de cardápio de cafés da manhã completos, servidos apenas nos finais de semana. Além disso, não deixe de dar uma olhada nas opções para o almoço e sobremesas incríveis.

O charme do local é a cereja do bolo dessa que é, sem dúvida, uma das melhores cafeterias do Rio de Janeiro. O Metiers não abre às segundas e funciona de terça a sexta, de 12h00 até 19h00. Sábados e domingos, de 9h00 até 19h00.

Cardápio virtual: cardapio_metiers_web.pdf – Google Drive

Onde fica?

Endereço: Rua Cosme Velho, 1105, Cosme Velho

Instagram: Metiers Café (@metierscafe)

Maya Café 

Foto da fachada e clientes à mesa no Maya Café. Imagem: Reprodução Instagram

Carioca da gema, o Maya Café faz mais do que servir bebidas. O local é especialista em eventos e oferece o cardápio ideal para coffee breaks e festas personalizadas, sejam elas grandes ou pequenas, incluindo opções veganas e vegetarianas.

Já nos finais de semana, você encontra porções para duas ou três pessoas do café da manhã especial, que inclui pães, bolos, frios, bebidas quentes e frias, frutas e iogurtes.

Próximo ao Cristo Redentor, um dos maiores pontos turísticos do Rio, a cafeteria abre todos os dias, das 11h00 às 22h00 e ainda faz entregas. Os pedidos podem ser feitos por WhatsApp.

Onde fica?

Endereço: Rua Professor Ortiz Monteiro, 15/B, Laranjeiras

Telefones: (21) 2205 4950 ou (21) 3172 5125

WhatsApp: (21) 98895 9280

Instagram: Maya :: Comida com carinho (@_mayacafe_)

Marchezinho

Fachada e clientes à mesa em frente ao Marchezinho Bistrô. Imagem: Reprodução Instagram.

Marchezinho é aquela cafeteria perfeita para uma pausa rápida para um café, mas também é o local ideal para o almoço ou aquele barzinho que vem à mente quando se quer relaxar depois de um dia cheio.

Foi por oferecer diferentes ambientes, drinks, bebidas e pratos especiais que ele ganhou seu lugar na nossa lista das melhores cafeterias do Rio de Janeiro. Afinal, lá você come bem, encontra os amigos, relaxa e fica à vontade a qualquer hora do dia.

No cardápio, tábua de queijos, pão na brasa, Revuelto de shitake, saladas para todos os gostos e a carta de vinhos brasileiros são só a pontinha do iceberg de sabores que você encontra por lá.

O local funciona por sistema de reservas, mas também tem estrutura para acomodar os clientes que não fizeram reserva enquanto aguardam uma mesa e ainda aceita pets! Aberto de segunda a quinta, das 11h30 à 00h00. Sextas e sábados, das 11h30 até 01h00. Fechado aos domingos.

Detalhe: Todos os dias, das 18h00 às 20h00, o Marchezinho oferece drinks alcoólicos e não-alcoólicos em promoção. Os preços ficam entre R$15 e R$18 e você pode conferir as opções da semana no Instagram da cafeteria.

Onde fica?

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 46 – Botafogo

Telefones: (21) 96612-0561

Instagram: Marchezinho (@marchezinho)

Café ao Leu

Proprietário prepara café no balcão da Café ao Leu. Imagem: cafeaoleu.com

Agora, se o que você procura é um café impecável, seja coado, café expresso, no Hario V60 ou na Aeropress, visite o Café ao Leu. Fundado em 2019, o Café ao Leu já coleciona prêmios e elogios dentro e fora do Brasil. A cafeteria já conquistou bronze, prata e ouro no Campeonato Brasileiro de Aeropress. Mas o que ele quer mesmo é oferecer um bom café para os apaixonados pelo pretinho básico das nossas manhãs.

O idealizador do local é um apaixonado pela bebida. Ele fez questão de escolher a dedo todos os 12 fornecedores de grãos para a cafeteria e leva a sério a torra para destacar as melhores características de cada região produtora de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

E para acompanhar, você pode se deliciar com pão de queijo, cookies e bolos como o de pêra ao vinho ou de figo. Os sabores disponíveis variam e é cada um melhor que o outro.

Onde fica?

Endereço: Rua Almirante Gonçalves 50, Copacabana

Contato e pedidos por Whatsapp: (21) 99886-9833

Instagram: CAFE AO LEU (@cafeaoleu)

Lilia

Sobremesas do Lilia, cafeteria no Rio de Janeiro. Imagem: Reprodução Instagram.

Inaugurado em 2017, o Lilia já recebeu prêmios em diversas categorias, desde “Melhor Chef em Ascensão do Brasil” até o “Melhor Bom e Barato” e merece mesmo estar entre as melhores cafeterias do Rio de Janeiro.

No cardápio, além dos cafés especiais, chá e gin tônica, figuram pratos incríveis que casam muito bem com o calor do Rio de Janeiro. A cafeteria funciona no Centro Cultural Banco do Brasil e mantém um ambiente aconchegante e serviço de qualidade.

Lilia é um bistrô elegantíssimo, com um menu em constante mudança para garantir o frescor dos ingredientes de cada estação. O horário de funcionamento é das 9h00 às 20h00 de quarta a domingo.

Onde fica?

Endereço: CCBB – R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro

Contato: (21) 2151-5470

Instagram: Lilia Bistrô (@lilia.bistro)

Le P’tit Café

Pessoa com avental do P'etit Cafe segura um prato com sobremesa de chocolate. Imagem: Reprodução Instagram.

Quem resiste à dobradinha “café com bolo”? Ninguém. E no Le P’tit isso se torna a mais pura verdade. Diariamente, são oferecidos quatro sabores diferentes de bolos indecentemente saborosos e que enchem os olhos antes de encher a boca. O carro-chefe da casa é o famoso bolo de cenoura.

Se você prefere opções salgadas, fique à vontade para pedir um pão de queijo da Serra da Canastra que você não vai se arrepender. Para beber, escolha entre um cafezinho expresso, cafés coados por diferentes métodos de extração, café com leite, outras bebidas quentes ou a versão refrescante da casa: cappuccino frozen.

O local não abre aos domingos, mas funciona de segunda a sexta das 10h00 às 19h00 e aos sábados das 09h30 às 14h00.

Onde fica?

Endereço: Rua Visconde de Pirajá 444 lj 114 Ipanema RJ

Pedidos por WhatsApp: (21) 2267-7546

Instagram: Le P’tit Café (@leptitcafe)

Le Dépanneur

Cesta de produtos para café da manhã da cafeteria Le Dèpanneur. Imagem: Reprodução Instagram.

Em qualquer unidade da Le Dèpanneur você encontra salgados, tortas, pães de todos os tipos, vinhos e um sanduíche de queijo e presunto grelhado com molho bechamel servido com uma salada fresquinha. As bebidas vão do café expresso até as bebidas geladas à base de café e são perfeitas para qualquer hora do dia.

A marca dá atenção especial à refeição mais importante do dia e oferece sempre um combo especial para o seu café da manhã perfeito. As lojas que funcionam dentro de shoppings seguem o horário de funcionamento dos locais. Já as lojas independentes abrem às 07h00, todos os dias.

Onde fica?

Endereços e horários de funcionamento:

Largo do Machado: Rua do Catete 288 – Catete / Rio de Janeiro – Aberto todos os dias das 7h00 às 23h00 / (21) 2245-6547

Botafogo: Rua Voluntários da Pátria, 86 Loja A/B – Botafogo / Rio de Janeiro – Aberto todos os dias das 7h00 às 22h00 / (21) 2245-6547

Shopping Leblon: Av. Afrânio de Melo, 290 – piso 0 – Leblon / Rio de Janeiro – Aberto de segunda a sábado das 08h30 às 22h00 e domingo e feriados das 10h00 às 22h00 / (21) 2245-6547

Plaza Shopping Niterói: Rua Quinze de Novembro, 8 – Centro, Niterói – Aberto de segunda a sábado das 10h00 às 22h00 e domingo e feriados das 12h00 às 21h00 / (21) 2245-6547

Norte Shopping: Av. Dom Hélder Câmara, 5474 Cachambi Rio de Janeiro – Aberto de segunda a sábado das 08h30 às 22h00 e domingo e feriados das 10h00 às 22h00 / (21) 2245-6547

Instagram: Le Dépanneur (@le.depanneur)

La Bicyclette

Fachada da cafeteria La Bicyclette no Rio de Janeiro. Imagem: Reprodução Instagram.

Além de cafeteria super charmosa, o La Bicyclette é também uma padaria para cafezeiro nenhum botar defeito. Sob o olhar de um francês e uma carioca, o local oferece pães de fermentação natural, ciabattas, croissants, baguetes, brioches, focaccias, rabadas e outras delícias.

Tudo para acompanhar chás, cafés, sucos e vinhos para todos os gostos e bolsos. Lá você também encontra refeições para a hora do almoço, queijos, geleias e cestas lindas para presente.

Cardápio digital: La Bicyclette – Delivery OFICIAL – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ

Onde fica?

Endereços e horários de funcionamento:

Jardim Botânico: Rua Pacheco Leão, 320 – Loja D – Jardim Botânico, Rio de Janeiro / (21) 3256 9052 ou (21) 99531 5010 (WhatsApp)

Barra da Tijuca: Av. Érico Veríssimo, 970 – Loja B – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro / (21) 2499 7395 ou (21) 99635 5010 (WhatsApp)

Instagram: La Bicyclette (@labicycletterio)

Fazenda Paradiso Café

Xícara de café e discos de chocolate da Fazenda Paradiso Café. Imagem: Reprodução Instagram.

Tortas de chocolate, palha italiana, bem-casado de damasco, cookies recheados, pão de queijo, quiche de alho poró, cappuccino, cafés especiais, café espresso e até drinks de café. Tudo isso e muito mais você encontra no menu da Fazenda Paradiso Café.

Um dos melhores lugares para degustar cafés especiais muito bem acompanhados, a Fazenda Paradiso Café faz questão de valorizar grãos de regiões produtoras com origem controlada e acompanham todas as novidades da área para oferecer bebidas de qualidade.

O local funciona de segunda a sexta das 8h15 às 19h15 e fecha aos sábados e domingos.

Onde fica?

Endereço: R. dos Inválidos, 126 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20231-045

Telefone: (21) 98400-6185

Instagram: Cafés Especiais (@fazendaparadisocafe)

Empório Jardim

Balcão e mesas do Empório Jardim. Imagem: Reprodução Instagram.

Café da manhã o dia inteiro! Esse é o lema do Empório Jardim. E não é qualquer café da manhã, não. São bolos molhadinhos, tortas lindas, croissants deliciosos, geleias, quiches, pães de queijo e muito mais.

A casa leva o assunto tão a sério que seu café já foi eleito o Melhor Café da Manhã do Rio de Janeiro por 13 vezes! Aliás, o Empório Jardim também já levou o título de melhor Café da Manhã do Brasil! Vale a pena conferir.

Onde fica?

Endereços e horários de funcionamento:

Casa Firjan: Rua Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo – Rio de Janeiro

Jardim Botânico: Rua Visconde da Graça, 51 – Rio de Janeiro / (21) 2535-9862

Ipanema: Rua Maria Quitéria, 62 / (21) 2513-5151

Instagram: Empório Jardim (@emporiojardimrio)

Da Casa da Táta

Fachada e clientes à mesa da Cafeteria Da Casa da Tatá. Imagem: Reprodução Instagram.

Com uma pegada mais “casa de vó”, o Da Casa da Tatá é um daqueles lugares onde a gente se sente mesmo em casa. Local perfeito para satisfazer a vontade de uma pamonha doce, de um bolo de aipim, de um pão de batata…

Na cafeteria você ainda encontra diversos sabores de bolos como de laranja, mandioca com coco, banana e de fubá. Para completar, o cardápio conta com opções de quitutes veganos também no café da manhã e brunch.

O Da Casa da Tatá abre de segunda a sábado das 8h00 às 15h00 e aos domingos das 8h00 às 13h00.

Onde fica?

Endereço: R. Prof. Manuel Ferreira, 89 – Lojas N e O – Gávea, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 98894-2276

Instagram: Da Casa da Táta (@dacasadatata)

Cafuné

Xícara de café com decoração. Imagem: Reprodução Instagram.

Tão aconchegante quanto o nome sugere, o Café Cafuné serve bebidas quentes e geladas à base de café e comidinhas deliciosas para o café da manhã, como bolos, tortas, tapiocas e muito mais. Os cafés especiais vêm de Minas Gerais e Espírito Santo e a torra é feita pela casa mesmo.

Além dos comes e bebes, o local é também umas das melhores cafeterias do Rio por outro motivo: o bom gosto musical. Para acompanhar sua refeição tem sempre uma música agradável tocando e a cafeteria compartilha a playlist em seu site oficial.

Onde fica?

Endereços e horários de funcionamento:

Città America: Av. das Américas, 700 – 115K – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – (21) 2132-8260 / Aberto todos os dias das 07h30 às 20h.

CEO Corpotate: Av João Cabral de Melo Neto, 850  – Loja B1 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – (21) 4105-1609 / Aberto todos os dias das 7h30 às 20h.

BNDES: Jardins do prédio BNDES Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro

Instagram: Cafuné Cafeteria & Torrefação (@cafunecafeteria)

Café do Alto

Mesa repleta de pratos típicos do Nordeste brasileiro. Imagem: Reprodução Instagram.

Dando destaque para a riquíssima gastronomia nordestina, o Café do Alto oferece um café da manhã porreta que começa às 9h00 e se estende preguiçoso até as 13h00. No cardápio tem de tudo que você imaginar: tapioca, banana da terra, cuscuz, bolo de milho, bolo de rolo, mandioca, carne de sol, manjar de coco, bala de coco e muito mais.

São mais de 30 itens servidos em sistema de rodízio por R$80/pessoa. Crianças de 5 a 10 anos pagam metade do preço e todo mundo pode comer à vontade. Ainda tem petiscos, lanches, pratos quentes e refeições completas como uma bela feijoada e bobó de camarão.

Para acompanhar, bebidas, claro! Lá você encontra cafés, chás, sucos, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Mais do que comer e beber, visitar o local é uma experiência de imersão na cultura do nosso nordeste.

A casa funciona todos os dias das 9h00 às 19h00.

Onde fica?

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 143 – Santa Teresa, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2507-3172

Instagram: Café do Alto (@cafedoalto)

Armazém do Café

Mesa posta com xícaras de café e pães. Imagem: Reprodução Instagram.

Do cafezinho ao milkshake, café é a estrela do Armazém do Café. No cardápio, você encontra 9 opções de café expresso, desde o clássico até o saborizado com vinho do Porto, além de cappuccino, mocaccino e lattes.

Sucos, chás, vinhos, licores e cerveja completam a lista de bebidas para acompanhar as comidinhas do lugar. Escolha entre salgados de todo tipo, tortas de limão, maçã, brigadeiro ou nozes, gateau de chocolate, bolo de mandioca ou quindim. Sem falar no brownie quente com sorvete ou waffles.

A casa também oferece pão de queijo, bolo de aipim, quindim sem glúten, bolo de laranja e bolo de maçã com nozes sem lactose.

Onde fica?

Endereços e horários de funcionamento:

Shopping Downtown: Aberto de segunda a sábado das 9h00 às 21h00. Domingo e feriado, das 14h00 às 21h00.

Leblon: Ataulfo de Paiva 375: Aberto de segunda a quarta das 9h00 às 19h00 – de quinta a sábado, das 9h00 às 20h00. Aos domingos e feriados, das 9h00 às 19h00.

Ipanema: Visconde de Piraja 414 loja 114 (Quartier Ipanema): Aberto de segunda a sexta das 9h00 às 19h00. Sábado das 9h00 às 14h30 e fecha aos domingos.

Ipanema: Visconde de Pirajá 595: Aberto de segunda a sexta das 9h30 às 19h00, sábado das 9h00 às 14h00 e fechado aos domingos e feriados.

Ipanema: Visconde de Pirajá 261: Aberto de segunda a sábado das 8h30 às 20h30 e das 9h00 às 19h00 aos domingos e feriados.

Instagram: Armazém Do Café (@armazemdocaferio)

Agora você já pode fazer seu roteiro para conhecer cada uma das melhores cafeterias do Rio e descobrir qual delas faz mais o seu estilo!