Que a culinária é o ponto forte e que o cafezinho é sagrado em Minas Gerais não é segredo para absolutamente ninguém. Mas se você ama café e vai dar um passeio em Belo Horizonte, é melhor já aprender que o certo é “cafezin”. Isso mesmo! O mineiro tem tanta intimidade com o assunto que nosso pretinho por lá tem até apelido.

Capital com cara e jeito de cidade do interior, Belo Horizonte tem ritmo próprio e surpreende os visitantes com a variedade e a qualidade de suas cafeterias. A seguir, confira nossa lista das melhores cafeterias de BH em 2024 e suas delícias. Lá no final, saiba mais sobre a ligação histórica entre Minas Gerais e os valiosos grãos de café.

Conheça as melhores cafeterias de Belo Horizonte uma xícara por vez

Café com Letras

Diferentes ambientes da cafeteria, livraria e clube de Jazz Café com Letras, em Belo Horizonte. Imagens: Reprodução Instagram.

Para começar com o pé direito, conheça o Café Com Letras. Localizada na Savassi, ponto nobre da cidade, essa cafeteria/livraria/clube de Jazz oferece diferentes ambientes para que todo mundo se sinta em casa independente da sua vibe.

A cada noite, a casa apresenta um evento cultural diferente como shows de jazz, música instrumental e lançamento de livros. Tudo isso vem acompanhado de um cardápio riquíssimo, onde você pode provar um crepe de salmão com alho-poró e molho de maracujá, uma moqueca vegana de banana-da-terra ou drinks como o famoso Carajillo.

Mas tem café? Tem também! O local funciona de domingo a quinta-feira das 12h às 22h e sexta e sábado das 12h às 23h.

Onde fica?

Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi

Instagram: Café com Letras (@cafe_com_letras)

Academia do Café

Bebida e latteart em balcão da cafeteria Academia do Café em Belo Horizonte. Imagem: Reprodução Instagram.

Pensa num lugar que leva o assunto a sério. Além de servir cafés especiais, cappuccinos, café com leite, café sem leite, quente pelando ou gelado em milkshakes, a Academia do Café investe na formação de profissionais na área.

Por isso, além de um ambiente delicioso para apreciar sua bebida com a paz que só BH tem, o local também abriga uma escola e tanto para quem pretende se tornar barista, aprender sobre métodos de extração ou participar de degustações.

A Academia do Café abre de segunda a sábado das 9h às 18h, domingo das 9h às 14h e nos feriados das 09h às 17h.

Onde fica?

Rua Grão Pará, 1024 – Funcionários, Belo Horizonte

Instagram: Academia do Café – Brasil 🇧🇷 (@academiadocafe)

Alessa Café

Panqueca de pão de queijo com doce de leite. Imagem: Reprodução Instagram.

Se você procura inovação gastronômica, vá ao Alessa Café. Na verdade, a especialidade deles é o sorvete. Mas nem por isso o café e seus acompanhamentos deixam a desejar. Um bom exemplo é a panquequinha de massa de pão de queijo tradicional coberta pelo mais puro doce de leite mineiríssimo, que você pode apreciar com um café expresso.

Não tá bom ainda? Então, outra opção é o crepe Nutella ou uma das versões do brioche recheado do cardápio. Certeza que Belo Horizonte vai ficar na sua memória. Esses pratos podem ser pedidos avulsos ou você pode experimentar no brunch, servido nas unidades do Mangabeiras, Belvedere e Lourdes.

Onde fica?

Lourdes – Rua São Paulo, 2112 / Segunda a sexta – 13h às 21h, terça a domingo e feriados – 13h às 22h.

Mangabeiras – Avenida dos Bandeirantes, 1606 / Segunda a sábado – 12h às 20h30, domingos e feriados – 12h às 20h.

Shopping Jardim Belvedere – Avenida Paulo Camilo Pena, 343, Loja 1 / Segunda a sexta – 10h às 19h, sábado, domingo e feriados – 10h às 20h.

Shopping Pátio Savassi – Avenida Contorno, 6061, Piso L2 Segunda a sábado, 10h às 22h, domingos e feriados – 13h às 20h.

Instagram: Alessa Gelato & Caffè (@alessagelato)

Cafeteria Will Coffee

Placa de madeira com nome da cafeteria Will Coffee. Imagem: Reprodução Instagram.

Café também é coisa séria na Will Coffee. Além de servir deliciosas versões do pretinho básico, como o Affogato indecente, um Chocotine bem gelado ou um “simples” café muito bem coado, o local também oferece cursos de formação na área. Vale lembrar que todos os grãos usados no preparo dos cafés são torrados no local.

Para acompanhar as deliciosas bebidas, a casa investe em diversas opções de pães de queijo, tortas, bolos, sanduíches e muito mais. A cafeteria fica aberta de segunda a sábado das 14h às 20h e fecha aos domingos, porque ninguém é de ferro.

Onde fica?

Rua Rio Marabás, 146 – Novo Riacho, Contagem (Região metropolitana de BH)

Instagram: @cafeteriawillcoffeebrasil

Café Magrí

Bruschetta em prato sobre a mesa e balcão do Magri Café ao fundo. Imagem: Reprodução Instagram.

O Café Magrí une o útil ao agradável. Assim como outros estabelecimentos da nossa lista, o Magrí está localizado no Mercado Novo, uma área comercial que promove cultura e pluralidade bem no centro de BH.

O cardápio dá água na boca só de ler. Por lá você vai encontrar um brunch com bolos, pães, sanduíches com queijo minas, queijo quente, pão de queijo e outras maravilhas da gastronomia mineira. Para beber, cafés (claro!), sucos e drinks de encher os olhos.

O local é conhecido e elogiado pela qualidade da comida que serve. Se for dar um rolê por Belo Horizonte, vale a pena dar uma chegadinha para conferir.

Onde fica?

Mercado Novo – Avenida Olegário Maciel, 742 – 3⁰ andar – Centro
Quarta a sexta das 11h às 23h
Sábado das 9h às 23h
Domingo das 9h às 15h

Parque do Palácio – Rua Arquiteto Rafaello Berti, nº 330 – Parque do Palácio
Quarta a sexta das 10h às 18h
Sábados e domingos de 9h às 18h

Instagram: www.instagram.com/cafemagri

Cardápio virtual: MainMenu (gula.menu)

OOP Café

Balcão da cafeteria OOP em Inhotim. Foto: @juliagerhardt - Reprodução Instagram.

Para provar tudo de bom que a OOP Café tem a oferecer, você pode ir à Praça da Savassi ou visitar o Instituto Inhotim, conhecido como o maior museu a céu aberto do mundo. E para seguir a linha das obras de arte em exibição, o OOP Café oferece um cardápio variado e de bom gosto.

Onde fica?

Savassi: Rua Fernandes Tourinho, 143 – Funcionários – Segunda a sábado das 9h às 20h / domingo das 9h às 16h.

Inhotim: Rua B, 20 Fazenda Inhotim, Brumadinho – Quarta a sexta das 10h às 16h / sábado e domingo das 10h às 17h.

Instagram: oop café (@oop.cafe)

Copo Café BH

Copos de café para viagem em frente ao balcão da Copo Café em BH. Imagem: Reprodução Instagram.

A primeira cafeteria estilo To-Go do país é também umas das menores cafeterias que você vai visitar. O que não é pequeno é o esforço que a cafeteria faz para entregar bebidas de qualidade para quem tem pressa e não abre mão de um bom café. Aliás, a Copo Café conta com torrefação própria.

A cafeteria serve bruschetta, sanduíches, panini, tapiocas e outras delícias, sempre acompanhadas de um cafezin. E tem até música ao vivo de vez em quando. Do lado de fora, é claro…

O local funciona de segunda a sexta das 9h às 18h, sábado e feriados das 9h às 14h, mas fecha aos domingos.

Onde fica?

Praça da Savassi – Rua Antônio de Albuquerque, 626 – Savassi

Instagram: Copo Café (@copocafebh)

Teresa Café

Vista externa do Café Teresa. Imagem: Reprodução Facebook.

Pequeno no tamanho e grande em serviço é o Teresa Café. A cafeteria torra os grãos que utiliza e você pode levar para casa cafés especiais, acessórios para preparo da bebida, canecas, comidinhas e outras mineirices.

Para comer, tem biscoito, pão de queijo e bolo. O Café Teresa abre de segunda a sexta das 13h30 às 18h e sábado de 9h às 13h. Também fecha aos domingos.

Onde fica?

Rua Salinas, nº1815, Santa Tereza

Instagram: Teresa Café (@teresa_cafe)

Elisa Café

Fachada da cafeteria com clientes. Imagem: Reprodução Instagram.

O Elisa Café prima pela excelência. Mais do que oferecer bebidas e comidas, a casa busca sempre oferecer uma experiência inesquecível para os seus visitantes. E pelo jeito, tem conseguido. Passando pela cafeteria, você vai encontrar produtos exclusivos como um box que vem com grãos de cafés especiais e bombons feitos dos mesmos grãos.

Sem falar nos cursos de barista e latte art, degustações e todos os diferentes métodos de extração que o cliente quiser provar. Para completar tem pão de canela, torta caprese, cookies, bolos, broas e, pasmem!, picolé de pingado. Sim, um picolé feito de café com leite para os longos dias do verão.

O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h e fecha nos finais de semana para um merecido descanso.

Onde fica?

Rua Sergipe, 1236 – Funcionários

Avenida do Contorno, 5800 – Savassi

Instagram: Elisa Café e Torrefação (@elisa.cafe)

Sterna Café

Xícara de café, bolo e chemex da Sterna Café. Imagem: Reprodução Instagram.

O Sterna Café é uma franquia com um objetivo claro: colocar grãos de diferentes regiões produtoras do Brasil e do mundo sob os holofotes. A ideia é que os apaixonados por café possam dar a “volta ao mundo” através dos cafés especiais preparados por diferentes métodos de extração em todas as unidades da marca.

Para beber, tem café coado, com chocolate, sem chocolate, cappuccino, latte, espresso, macchiato, mocha. Tudo quente ou tudo gelado, como preferir.

E para comer? Aí é outra prateleira…

As sobremesas são de encher os olhos, e os bolos, sanduíches, tapiocas, wraps e outros quitutes são feitos com muito capricho. Você pode experimentar tudo isso de segunda a segunda das 9h às 19h30.

Onde fica?

Rua Desembargador Edésio Fernandes, 144 – Estoril

Cardápio virtual: Menu_SternaCafe

Instagram: Sterna Café (@sternacafe)

Cafeteria Kopenhagen

Interior da cafeteria Kopenhagen em Belo Horizonte. Imagem: Reprodução Instagram.

A cafeteria da Kopenhagen também é parte de uma franquia conhecida e agora oferece cafés em 19 lojas espalhadas por Belo Horizonte. Como ela é especialista em chocolate, não é de admirar que o carro-chefe seja o cremoso chocolate quente que leva pedacinhos dessa delícia.

Por lá, você também encontra bebidas geladas à base de café para aliviar o calorão do verão em BH. Aliás, devo confessar que meu primeiro café gelado da vida foi na Kopenhagen e valeu cada centavo.

Onde fica?

Savassi – Avenida Getúlio Vargas, 1424
Funcionamento das 9hs às 17hs.
(31) 98737-9770

FIEMG – Avenida do Contorno, 4689
Funcionamento das 9hs às 17hs.
(31) 98457-1835

Cidade Jardim – Avenida Prudente de Morais, 557
Funcionamento das 9hs às 15hs.
(31) 98408-0259

Boulevard Shopping – Funcionamento das 13hs às 21hs.
(31) 98737-9767

Shopping Del Rey – Funcionamento das 13hs às 21hs.
(31) 98417-8993

Instagram: Kopenhagen Belo Horizonte (@kopenhagen_bh)

Café Chá Comigo

Mesas com forro de chita estampada em área externa e cliente à mesa de cafeteria. Imagem: Reprodução Instagram.

Pensa num lugar aconchegante e relaxante. Esse é o Café Chá Comigo, cafeteria com cara de casa de vó, que serve um brunch divino, repleto de bolos fofinhos com calda, broas perfumadas, pão de queijo simples, recheado, sanduíches e por aí vai.

No cardápio, tem chás quentes e gelados, cafés quentes e gelados, drinks elaborados e até refrigerante natural. Lugar perfeito para quem busca um cantinho tranquilo para apreciar um bom café da manhã também. O Chá Comigo abre de quarta a sexta, das 15h às 21h, aos sábados, das 10h às 20h e aos domingos das 11h às 17h.

Onde fica?

Rua Nunes Vieira, 99A – Santo Antônio

Instagram: Chá Comigo (@chacomigobh)

Yes, Nós Temos Café

Cookie vegano da cafeteria Yes, Nós Temos Café em BH. Imagem: Reprodução Instagram.

Na Yes, Nós Temos Café, os grãos ganham destaque. Para quem quer conhecer a história dos cafés especiais servidos em Belo Horizonte, a cafeteria faz questão de contar a origem e a diversidade sensorial de cada variedade.

O café pode ser coado ou espresso e vem acompanhando pães de queijo, cookies, tortas, bolos molhadinhos e até esfihas com massa de pão de queijo. O local funciona de segunda a sábado, das 9h às 19h e fecha aos domingos para pensar na vida um pouquinho.

Onde fica?

R. Antônio de Albuquerque, 749 – Savassi

Instagram: Yes, Nós Temos Café (@yesnostemoscafe)

A Pão de Queijaria – Pão de queijo a qualquer hora

Xícara café e letreiro no interior de cafeteria em Belo Horizonte. Imagem: Reprodução Instagram.

Se você quer sair da balada e ir direto para o café da manhã/almoço, vá à Pão de Queijaria. O brunch que a cafeteria serve é simplesmente incrível e tem de tudo. Mas a coisa mais linda que você vai encontrar é um sanduíche feito de pão de queijo, que pode ser recheado com pernil desfiado e molho barbecue, queijo tipo canastra ou na versão vegetariana. Se preferir, pode ser com carne e acompanhamentos de hambúrguer mesmo.

Quer sobremesa? Pão de queijo Romeu e Julieta, recheado com queijo e goiabada, waffles, brownie com cobertura de doce de leiteou sorvete de pão de queijo. Para beber, tem café coado, espresso, chocolate quente, latte e muito mais.

Cardápio virtual da Pão de Queijaria.

Onde fica?

Savassi – Rua Antônio de Albuquerque, 856 – Domingo e segunda das 09h às 20h / terça a sábado das 09h às 21h30.

Mercado Novo – Lojas 2061 e 2063 – Rua Rio Grande do Sul, 481 – 2º andar – Centro / terça, quarta, quinta das 16h às 22h30 / sexta e sábado das 12h às 22h30 / domingo das 11h às 17h.

Centro – Avenida Álvares Cabral, 356 – Segunda a sexta das 08h30 às 20h30 / domingo das 09h às 14h.

Instagram: A Pão de Queijaria • Todo mundo ama! 💛 (@apaodequeijaria)

Cafeterias históricas em Belo Horizonte

Belo Horizonte foi fundada em 1897 e em seus 127 anos de história ganhou estabelecimentos que acabaram se fundindo à paisagem da capital. A maior parte deles iniciaram suas atividades como pequenas mercearias e bares. Na lista a seguir, confira alguns dos famosos “botecos” que ganharam status de “café” com o passar do tempo.

Café Bahia

Letreiro com escrita em giz e balcão de cafeteria. Imagem: Reprodução Instagram.

Um bom exemplo dessa evolução é o Café Bahia. O local começou como um ponto de venda de pães e bananas. De 1937 para cá, foi se adaptando aos clientes e aos novos tempos que moldaram a culinária e a rotina do coração da cidade.

No Café Bahia, você encontra absolutamente tudo: croquetes, coxinhas, pastéis, pão de queijo, bolinhos de carne e de bacalhau. Se preferir provar as porções de comidinhas de boteco, vá de fígado acebolado com jiló, tilápia frita, almôndegas ou bolinho de copa lombo desfiada.

O café abre de segunda a sábado, das 10h à 00h e nos feriados das 11h às 20h. Domingo, fecha porque é dia de ir à igreja.

Onde fica?

Rua dos Tupis, 369 – Centro, Belo Horizonte

Instagram: CAFÉ BAHIA (@cafebahia1937)

Café Dois Irmãos

Vista da fachada do Café Dois Irmãos no Mercado Central em BH. Imagem: Reprodução Instagram.

Dizem que se for ao Mercado Central e não passar para provar a broinha de fubá (sem glúten!) com café do Café Dois Irmãos, você não teve a melhor experiência local. Esse é um dos poucos lugares onde o pão de queijo não reina soberano, mas ainda está presente no cardápio, assim como sua variante, o biscoito de queijo.

Para acompanhar, cafés para todos os gostos: especiais, gourmet, tradicionais, moído na hora, espresso, grãos crus para torrar, torrado na hora e em cápsulas para máquina Nespresso.

O local abre de segunda a sexta das 8h às 18h, sábado das 7h às 18h e domingo das 7h às 13h.

Onde fica?

Av. Augusto de Lima, 744 – Loja 30

Instagram: Café Dois Irmãos (@cafedoisirmaos)

Café Palhares

Logo do café Palhares e pão de queijo recheado. Imagem: Instagram.

Comemorando nada mais, nada menos que 85 anos de história, o Café Palhares é famosíssimo na capital mineira e não é pelo cafezinho. Além do café da manhã reforçado, essa é a casa do “KAOL”.

K de cachaça (o mineiro tem licença poética para mudar as letras da bebida), A de arroz, O de ovo e L de linguiça. O prato criado na década de 50 era servido para os funcionários mas conquistou o coração dos clientes. Com o tempo, ganhou couve, farofa e outras opções de carnes.

Uma curiosidade sobre o lugar é que o café já foi eleito Tricampeão do Campeonato Comida di Buteco, importante competição gastronômica realizada anualmente. Esse senhor que habita o centro de BH abre de segunda a quinta das 8h às 17h, sexta das 8h às 19h e sábado das 8h às 16h. Domingos e feriados fecha para visitar a família.

Onde fica?

Rua dos Tupinambás, 638 • Centro

Instagram: Café Palhares (@cafepalhares)

Café Nice

Xícara de café e colher sobre pires. Imagem: Reprodução Instagram.

Outro companheiro antigo é o Café Nice, onde Juscelino Kubitschek costumava dar o ar de sua graça ao passar pela cidade. Por lá, o café ainda é a estrela e pode vir acompanhado do pão de queijo mais mineiro que você vai encontrar.

O local que fica na Avenida Afonso Pena é tão tradicional que não tinha redes sociais até bem pouco tempo. Por outro lado, ainda mantém no cardápio um creme de Maizena com ameixa criado lá em 1939, ano de fundação do café.

A casa funciona de segunda a sexta das 8h às 19h, sábado das 8h às 13h. Domingo, fecha para balanço.

Onde fica?

Avenida Afonso Pena, 727, Praça 7, no Centro

Instagram: Café Nice (@cafenicebh)

Casa Bonomi Padaria e Cafeteria

Clientes sentados à mesa em casarão com janelas amplas. Imagem: Reprodução Instagram.

Agora, se você quer um lugar lindo e tranquilo para tomar aquele café com calma, visite a Casa Bonomi. O casarão tombado como patrimônio histórico de Minas Gerais é incrível e fica bem numa esquina da Avenida Afonso Pena.

Lá, eles servem um café da manhã completo que pode se estender fácil para um brunch, com salada de frutas, queijo minas, pães, brioche, ovos mexidos com torrada, croissant, coalhada, geleias e panquecas.

Aberto de terça a sábado das 7h às 19h e aos domingos das 7h às 17h. Segunda é o dia do merecido descanso.

Onde fica?

Avenida Afonso Pena, 2600

Instagram: Casa Bonomi (@padariacasabonomi)

Braga Pão de Queijo

Pães de queijo de queijo canastra e copo de refrigerante. Imagem: Reprodução Instagram.

Por outro lado, o pão de queijo é tão estrela no Café Braga, também no centro de Belo Horizonte, que está até no nome. E ele vem em várias versões: recheado com doce de leite, Nutella, linguiça, pernil e queijo canastra ou frango com cream cheese. Se for pouco, experimente a pizza com massa de pão de queijo.

No verão, o cappuccino shake refresca e fornece a cafeína necessária para o dia. Para o inverno, o cafezinho ou um chocolate quente caem muito bem.

O local funciona de segunda a sexta das 6h30 às 19h, sábado das 9h às 12h. Domingo, nada feito.

Onde fica?

Santo Agostinho – Rua dos Aimorés, 2670

Instagram: Braga Pão de Queijo (@bragapdq)

A longa história do café mineiro

O café da manhã em Minas Gerais é um capítulo à parte na história gastronômica do Brasil. Cheio de tradições e influências do além-mar, o café foi se adaptando à rotina e ao jeitinho caipira dos mineiros.

Mas essa relação é muito mais do que copa-cozinha. Após o fim da longa era de exploração do ouro nas Minas Gerais, o cultivo do café ganhou espaço e uma importância significativa na economia do país durante os anos 1800.

Além de trazer riquezas e investimento financeiro para o estado, o cultivo de café levou ao desenvolvimento geral da região. Especialmente no setor de transportes, já que a logística para distribuir o café e levá-lo até o litoral era bem complicada.

No entanto, mineiro não é bobo nem nada e soube fazer bom uso das ferrovias para fazer seu café chegar aos quatro cantos do mundo. E ao mesmo tempo em que foi se tornando referência na bebida que tanto amamos, Minas também soube aprender com outros cafezeiros de plantão.

Como resultado, você encontra de tudo um pouco nas cafeterias espalhadas por Belo Horizonte, ou “Beagá” para os íntimos.