Se você está aqui é porque sabe do poder do café de transformar algo bom em ótimo. O que você talvez não saiba é que o Carajillo, drink que leva café em sua composição, foi eleito um dos melhores drinks dos últimos tempos.
Tanto é que, em 2019, ele foi adicionado ao Difford’s Guide, o maior guia do mundo sobre coquetelaria, licores, drinks e tudo que diz respeito às bebidas mais populares do mundo.
E isso não é nenhuma surpresa. Afinal, como a combinação entre café e licor 43 não casariam perfeitamente? Impossível, não é mesmo?
Então, vamos ao que interessa: dicas e receitas para preparar o carajillo perfeito.
Receita de Carajillo 43 – Aprenda a preparar em casa
Ingredientes do carajillo 43
- Uma parte de café espresso (40 ml, 45ml ou 50 ml)
- Uma parte de Licor 43 (40 ml, 45 ml ou 50ml)
- 4 cubos de gelo
Modo de preparo
Em um copo baixo, já que a bebida não é preparada em grande quantidade, coloque o gelo e acrescente o licor 43. Em seguida, adicione o café fresco com a ajuda de uma colher.
Assim, seu drink ficará bonito além de gostoso, com duas camadas distintas.
Detalhe importante: A receita pede café espresso. Porém, nada impede que você prepare o drink com um bom café especial de sua preferência. Lembre-se de que o café deve ser bem concentrado para não sumir quando misturado à bebida alcoólica.
Variações das receitas de carajillo com Licor 43
Como toda receita que é preparada em diferentes partes do mundo, o carajillo 43 ganha um toque diferente em cada lugar. Com o tempo, diferentes versões do drink foram se tornando populares e se mostraram tão boas quanto o original.
Com respeito à proporção, por exemplo. Originalmente, a receita pede por partes iguais. Ou seja, se usar 50ml de café, acrescente 50 ml de licor 43.
No entanto, baristas e bartenders sugerem preparar com uma proporção de duas partes de café para uma parte de licor 43. O que também dá muito certo.
Outra ideia é bater o drink usando uma coqueteleira. Para isso, você pode acrescentar de 6 a 8 cubos de gelo à bebida na coqueteleira e bater por cerca de 1 minuto.
O resultado é uma bebida com uma espuma densa e atraente. Assim que você serve no copo, à medida que ela assenta, as camadas vão se formando e o drink fica lindo! Vale a pena tentar.
Agora, outra opção mais ousada, é o carajillo quente. Confira a receita a seguir.
Receita de carajillo quente
A versão que leva especiarias e rum é perfeita para o inverno. Nesse caso, colocamos água quente no lugar do gelo. Confira o passo-a-passo.
Ingredientes
- 50 ml de café expresso
- 50 ml de água fervente
- 50 ml de rum
- 1 canela em pau e 2 cravos-da-índia
- 2 grãos de café
- 3 fatias finas de limão
- 1 colher de chá de açúcar ou a gosto
Modo de preparo
Em uma xícara, coloque o cravo, a canela, os grãos de café junto com o rum, o limão e o açúcar. Despeje a água fervente e deixe essa mistura curtir por alguns minutos.
Para terminar, adicione o café espresso preparado na hora e está pronto seu carajillo quente.
De onde vem o nome “Carajillo”?
Como sempre, há controvérsias…
Diz a lenda que a história por trás da bebida vem de Cuba, de quando o país ainda era uma província espanhola.
Teoricamente, os soldados recorriam a uma mistura de café e rum para preencher a carência de coragem para as batalhas. Em espanhol, seria como tomar uma dose de “coraje” e corajillo seria algo como “coragenzinha”.
Com o tempo, a pronúncia foi mudando e chegou ao atual carajillo.
Ou pode ser que você prefira outra versão, dessa vez vinda de Barcelona.
Nesse caso, a cidade estratégica para o comércio europeu recebia mercadores apressados e cansados o tempo todo.
Sem tempo para parar e beber com calma, eles pediriam ao garçom que misturasse rum ao café para que bebessem no caminho. A frase seria: “Posa’m-ho junt que ara guillo…” algo como: “Coloca tudo junto que estou com pressa!”. Com o tempo, “ara guillo” se transformaria em carajillo.
Te convence? Independente de sua origem, gosto de uma descrição atribuída aos espanhóis, de que carajillo é “fogo na língua, veludo na garganta e calor no coração”.
Como fazer carajillo sem Licor 43?
Caso você não tenha o Licor 43, você pode usar qualquer outra bebida destilada como cachaça, vodka, tequila, rum, whisky, licor, conhaque ou gin.
Obviamente, o sabor da combinação não será o mesmo com a doçura e a leveza que o licor 43 confere ao drink. Ainda assim, você poderá aproveitar a bebida adicionando as pedras de gelo e um pouco de açúcar ao café expresso.
Se preferir usá-lo, no site oficial e nas redes sociais do Licor 43 você encontra mais detalhes e dicas sobre a bebida. Agora, é só unir essas duas maravilhas e apreciar seu carajillo.