Olá, amantes do ouro negro! Vamos combinar: café é um divisor de águas.
E quem ama a bebida sempre busca variações para testar o paladar. Pensando nisso, hoje vamos falar da combinação incrível de café com baunilha.
Mais do que um gostinho bom
Ambos possuem sabor e aroma próprios e tornam a hora do cafezinho uma experiência à parte. Especialmente, para quem está tentando tirar o açúcar do café da manhã, esta pode ser a dica que faltava.
Então, neste texto, aprenda a fazer um café com de baunilha simples. Depois, veja receitas mais elaboradas. E para concluir, entenda qual o melhor: favas, extrato ou essência de baunilha.
Confira também: Os benefícios do café com canela para a sua saúde
Como fazer café com baunilha simples
Assim como a canela, a baunilha dá um delicioso toque adocicado e quebra o sabor amargo. Para isso, você pode ferver uma fava na água que vai usar para preparar sua bebida.
Se for preparar uma quantidade maior, a receita sugere duas favas inteiras para cada meio litro de água (500 ml). Caso não tenha a fava, substitua por uma colher de sopa do extrato.
Lembrando que as favas não devem ser descartadas. Mais à frente, você vai entender o porquê.
Receitas especiais com café e baunilha – Da cafeteria para sua casa
Bebida versátil, o cafezinho tem a capacidade de acompanhar muito bem dias frios e quentes.
Para quem está começando agora a se aprofundar no assunto, pode soar estranho falar sobre café gelado, certo? De fato, até para quem já é fã a sensação pode ser a mesma.
Mas antes de tirar suas conclusões, conheça a reputação do café gelado mundo afora. Depois, confira uma receita quente e uma receita gelada que separamos para você.
De onde surgiu o café gelado?
No Brasil, o cafezinho quente, mesmo em dias abafados, é indispensável, algo cultural. Mas em outros países, como Áustria, Japão e Vietnã, a versão gelada caiu nas graças do povo e foi ganhando novas versões.
Mas inicialmente a ideia nem era criar uma modinha gastronômica.
A necessidade por trás da ideia
Não é de hoje que a humanidade procura formas de preservar alimentos durante épocas difíceis ou durante longas viagens, como as que duravam meses a bordo de navios.
Por isso, lá nos anos 1600, os holandeses já preparavam o café superconcentrado em água fria. Depois, aqueciam e consumiam a quantidade necessária.
Agora que você já sabe de onde vem essa delícia, confira como preparar.
Café com baunilha gelado
Nossa primeira receita nem vai ao fogo, caso você utilize uma cafeteira. Os ingredientes você já conhece e é só juntar para a mágica acontecer. Certeza de que você vai se surpreender!
Ingredientes
150 ml de leite
01 colher (sopa) de açúcar ou adoçante de sua preferência
50 ml de café (forte, de preferência)
½ colher (chá) de extrato de baunilha
05 cubos de gelo
Modo de preparo
Comece misturando o açúcar ou adoçante junto com a baunilha ao leite em um bule ou em uma jarrinha. Se tiver a ajuda de um batedor, a mistura vai criar uma espuminha deliciosa.
Adicione o gelo e, por último, a dose de café. Prepare-se para se apaixonar e aproveite sua bebida.
Café Expresso com baunilha
Para quem é mais tradicional ou para os dias frios, não tem nada melhor do que uma ou duas xícaras de um belo expresso, fortão, com uma quantidade generosa de chantilly de baunilha.
O chantilly suaviza o amargo do café e ainda dá uma textura cremosa. Confira o modo de preparo.
Ingredientes
240 ml de expresso quente (equivalente a 04 porções)
200 ml de creme de leite fresco
200 ml de leite
02 colheres (chá) de baunilha
Modo de preparo
Bata o creme de leite fresco com a ajuda de um batedor até que ele comece a firmar. Se preferir a batedeira, tome cuidado para não bater demais e virar manteiga. Assim que formar picos, junte a baunilha e misture. Com o chantilly pronto, leve o leite ao fogo em uma panela.
decoração
Em duas xícaras, sirva até a metade de Expresso e complete com leite quente. Para completar, cubra com duas colheres de sopa de chantilly. Se preferir, use um saco de confeiteiro e polvilhe chocolate 100% para fazer um charme.
Detalhe importante
Caso não tenha o creme de leite fresco, utilize o chantilly de caixinha e siga as instruções da embalagem para chegar ao melhor resultado nas receitas e lembre-se de que o preparo contém açúcar.
Café com leite com infusão de baunilha e canela
Ingredientes
01 xícara de leite
1/4 de colher (chá) de canela em pó
01 fava de baunilha
1/2 xícara de grãos de café de qualidade
04 xícaras de água
1/2 colher (sopa) de mel
Como preparar
Em uma panela pequena, misture a canela ao leite e leve ao fogo.
Abra a fava de baunilha em seu comprimento, use uma colher para retirar as sementes e adicioná-las ao leite com canela que está no fogo. Mas não jogue a fava fora.
Misture os três e deixe em fogo baixinho, mexendo de vez em quando para não queimar.
Enquanto isso, corte a fava em fatias, coloque para moer junto com os grãos e prepare normalmente, coando como de costume.
Assim que o leite estiver bem quente, retire a panela do fogo, adicione o mel e mexa bem.
Antes de servir, bata muito bem o leite para criar uma espuma delicada.
MOntagem
Por fim, encha sua xícara com o café de baunilha, mas deixe espaço para o leite de baunilha e canela, que deve ser adicionado lentamente até preencher toda a xícara. Sirva quente.
Conheça os tipos de baunilha
Até aqui, vimos como o sabor dessa especiaria incrível pode incrementar o nosso dia a dia. Mas você já se perguntou qual a diferença entre fava, essência e extrato de baunilha? Vamos esclarecer de uma vez por todas.
Fava de baunilha
Favas são as vagens da planta que, após o processo de secagem e cura, ficam escuras e prontas para consumo.
Dentro de cada fava, ficam as sementes usadas na culinária. As vagens costumam ser usadas para outro preparo e você vai descobrir daqui a pouco.
Essência de baunilha
Essa é a forma mais comum, encontrada facilmente em qualquer mercado. Por isso, na falta das favas ou do extrato, tudo bem usar a essência nas suas receitas de café com baunilha.
Infelizmente, o que ninguém conta é que não há nenhum traço real de baunilha nesse produto.
Nem tanta baunilha assim…
Na verdade, o conteúdo da essência costuma ser água, álcool, corante artificial (que costuma ser o terrível Caramelo IV) e sabor artificial de baunilha.
Então, se você quer mesmo sentir o gosto real, invista nas favas e faça o seu extrato em casa. Além de mais saudável, ele vai durar uma eternidade no interior de um pote de vidro bem vedado, já que poucas gotas são suficientes para perfumar e dar o sabor inconfundível da baunilha aos seus preparos.
Extrato de baunilha
O extrato é obtido de forma natural, a partir da planta. Pode ser comprado pronto ou você pode fazer o seu próprio extrato.
A seguir, saiba como.
Faça o seu próprio extrato
Como dito, após retirar as sementes da baunilha com uma colher, separe as favas para preparar o seu próprio extrato caseiro. O processo é bem simples e você precisa de poucas coisas.
Como preparar extrato de baunilha caseiro
Ingredientes
Favas de baunilha
Uma garrafa ou pote de vidro limpo e esterilizado
Vodka
Como fazer
A receita é simples: coloque as favas no pote ou garrafa e cubra com Vodka. Imediatamente, você vai notar que o conteúdo claro ganha cor.
No entanto, o recomendado é que você deixe a mistura curtir por um período mínimo de 04 meses antes de utilizar.
O que fazer com as favas quando o extrato acabar?
Na verdade, a menos que você utilize em muitas receitas, essa mistura vai durar por muito tempo. Além disso, à medida que a quantidade diminui, você pode acrescentar mais Vodka. Dessa forma, cada fava vai continuar dando cor e essência ao extrato.
Cafés especiais – Sabores únicos
Se você está conhecendo agora cafés especiais, já notou como a qualidade é inegável. Todo o cuidado com a produção, moagem e torra ficam evidentes desde o nariz até a boca.
Da mesma forma, sua receita pede um bom produto para que tenha os melhores resultados.
Mas, a dúvida é…
Como escolher cafés especiais
Você pode se guiar pelo tipo, como arábica ou robusta, pela torra, que pode ser clara, média ou escura e pela intensidade. Cada detalhe dá à bebida uma personalidade própria.
No entanto, assim como os vinhos, cada safra de grãos de café possui características únicas. Então, o ideal é que você encontre o que realmente te dá prazer em tomar. Dessa forma, você sempre vai ter a melhor experiência ao saborear seu café.