O café com leite está, há séculos, presente na mesa dos brasileiros e do mundo inteiro. Dele, originou-se diversos outros tipos de café que levam essa dupla como base, como o Frappuccino, Cappuccino e o famoso Mocaccino ou Café Mocha.

Além da variedade de nomes, é comum encontrar receitas de bebidas muito parecidas, com diferença de um ou outro ingrediente. Isso dificulta na hora de fazer um pedido em uma cafeteria ou de achar a bebida preferida.

Para auxiliar na diferenciação do Mocaccino com outras bebidas, inclusive o Cappuccino que é o tipo de bebida mais parecido na sua fórmula, confira este artigo e sabia tudo o que precisa saber sobre o Mocha.

Como começou a história do Mocaccino e Cappuccino?

É bem comum confundirem Cappuccino e Mocaccino. Como os dois tipos de bebida estão interligados, faz-se necessário contar a história de ambos para que entendam suas origens e seja possível diferenciar um pouco mais as duas.

Mocaccino

O Mocaccino pode ser uma palavra um pouco italiana, mas o grão que dá origem a bebida veio da Cidade de Moca, em Iêmen, localizada nas margens do Rio Vermelho. Essa cidade já foi tida como o maior mercado de café, o de maior importância mundialmente entre o século XV e o XVII e ainda hoje se mantêm no circuito.

Por mais que rode o mundo, o café mocha tem nos Estados Unidos e na Europa os lugares de maior fama. Se destaca devido as baixas temperaturas, que pedem uma bebida quente.

Cappuccino

Cappuccino (Foto - Freepik)

Já o cappuccino nasceu pelas mãos de um monge italiano Marco D’Aviano. A bebida veio para combater o alto amargor do café da época, deixado para trás pelos turcos que fugiram em 1863, devido a força da resistência cristã.

Para reduzir o amargor, o monge adicionou ao café, mel e leite, dando origem ao primeiro cappuccino, famoso nas cafeterias do mundo todo.

Iguais, mas diferentes: Moca, Moka e Mocha

Iguais na pronúncia, mas com significados diferentes. Essas três palavras estão corretas e são faladas da mesma forma, mas os tipos de café a que se referem não são os mesmos. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o mundo do Mocaccino.

Moca

Moca se refere a uma falha na genética da planta, falha que chega a ser responsável por 3% dos grãos de um cafeeiro. Essa falha deixa o grão com formato arredondado, pois não há separação entre eles. Por isso, adquirem uma alta concentração de açúcar e um sabor de chocolate.

Moka

Moka, com a letra “K”, não deve ser levado como grão ou bebida. Na verdade é uma forma de preparar o café. A cafeteira italiana que tem o formato de jarro e vai ao fogo, essa é a Moka.

Mocha

Já a Mocha, escrita com “CH”, é uma bebida à base de cafeína e que é feita com leite vaporizado, café expresso, chantilly e chocolate. Mesmo que seu nome mude dependendo da cafeteria, essa bebida de café também leva o nome de mocaccino.

O que, então, seria um Café Mocha ou Mocaccino?

Mocaccino duplo (Foto - Freepik)

O Mocaccino é uma bebida que comumente é preparada com os seguintes ingredientes:

A bebida é facilmente reconhecida, pois quando finalizada apresenta 3 camadas de cores de baixo para cima: marrom escuro da calda, o marrom mais claro do café com leite polvilhado com chocolate em pó e o branco da espuma, por cima de tudo.

Para adoçar, escolha o seu adoçante preferido e, ao misturar, procure deixar a bebida homogênea, mesclando todas as camadas.

Diferenças e semelhanças entre Cappuccino e Mocaccino

Agora que você já sabe a história e a receita base do Mocaccino, chegou o momento de descobrir as principais diferenças e semelhanças entre o Cappuccino e o Mocha. Assim, você conseguirá escolher a bebida que deseja, sem dúvidas.

Diferenças

A principal diferença do Cappuccino para o Mocha está nos ingredientes adicionais e na forma de preparo. A receita base dele leva leite vaporizado, café espresso e leite, reduzindo o chocolate e o seu sabor.

A receita foi alterada em alguns lugares e adicionou-se canela, chantilly, chocolate em raspas e em pó, mas o sabor do chocolate fica menos acentuado no Cappuccino, o que torna essa a maior diferença entre ambos.

Semelhanças

Assim como na diferença, a principal semelhança entre as bebidas está na fórmula. Ambas as receitas base possuem os mesmos ingredientes, com pequenas adições. Além disso, as duas vão bem com chantilly, bastante usado.

Combinações perfeitas para os dois tipos de bebidas

Não existe um número certo de combinações a serem feitas com o café e o acompanhamento, pois existem diversas versões da bebida que podem combinar com diversos petiscos e comidas. Esses acompanhamentos, ajudam a destacar as particularidades do café e podem oferecer uma experiência ainda mais enriquecedora.

Algumas combinações são bastante frequentes e facilmente encontradas em supermercados e estabelecimentos. Confira os pedidos mais feitos em cafeterias.

Combinação 01

Os biscoitos delicados, conhecidos como biscoito fino, são acompanhamentos muito solicitados para acompanhar um ótimo café. Sua doçura e leveza, acompanhadas de uma consistência que se derrete na boca são irresistíveis. Sua fórmula conta com leite condensado e farinha ou também podem ser feitos de manteiga e farinha.

Outro tipo de biscoito bastante pedido é o cookie. Sua fórmula leva gotas do chocolate com açúcar mascavo, deixando-o adocicado e realçando o paladar de quem combina o café com o cookie.

Combinação 02

Os bolos simples, bastante feitos no Brasil, são ótimos acompanhamentos do café desde séculos atrás. Um bolo de milho ou de cenoura com um café mocha não se tem como negar, principalmente durante o café da manhã.

Para quem prefere comidas salgadas com o café, uma opção é a torta caseira de diversos sabores. Outra opção, bastante comum entre os mineiros, é o pão de queijo fresquinho com manteiga e o café. Opções não faltam, basta escolher a que mais te agrada.

Faça o seu próprio Café Mocha: Receita para aproveitar em casa

No mundo do café, existem inúmeras formas e receitas de se fazer um bom café. Os ingredientes e a forma de preparo varia de uma bebida para outra, assim como você também pode personalizar o seu Café Mocha, por exemplo, com finalizações a sua escolha.

Para te ajudar a provar um bom mocaccino feito em casa, confira abaixo a receita dessa bebida deliciosa.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em um copo, espalhe a calda de chocolate no fundo. Se preferir calda de chocolate caseira, basta misturar uma colh. (sopa) de açúcar + uma colh. (sopa) de chocolate em pó + uma colh. de café quente, espera-se uma calda de chocolate caseiro mais grossa, por isso adicione o café aos poucos até chegar no ponto desejado. Caso não chegue a essa consistência, adicione um pouco mais de café.

Próximo passo é a preparação do leite vaporizado. Em um recipiente de vidro com fechamento de tampa, coloque meia xícara de leite em baixa temperatura, agite o leite até que forme a espuma. Logo depois, abra o recipiente e leve ao micro-ondas por cerca de 30 segundos.

No copo com a calda, coloque o café expresso, com o adoçante que desejar. Café solúvel também pode ser usado. Adicione o leite e, com o auxílio de uma colher, espalhe a espuma por cima da bebida, delicadamente.

Para finalizar, coloque o chantilly a gosto e espalhe chocolate em pó ou canela, ou ainda raspas do chocolate. Você escolhe a finalização, saboreie a vontade.

Os melhores lugares para um bom Mocaccino

Você conseguirá encontrar um Mocaccino genuíno ou muito próximo em estabelecimentos focados no café e em suas especificidades. O consumo de bebidas desses lugares é de alto padrão, com as melhores formas de preparo e técnicas ideais para isso.

Você ainda pode pedir sugestões da casa para acompanhamento da sua bebida e se aventurar em diversas formas de como finalizar seu Mocha. Em cafeterias mais conhecidas pela grande variedade de bebidas, como Starbucks, também é possível provar um bom Mocaccino, personalizando de acordo com o seu gosto.

Aprecie a bebida e curta a experiência

Mulher bebendo café (Foto - Freepik)

Percebe-se, com tudo o que foi visto até aqui, que o café conseguiu ser unânime mundialmente. A sua presença é certa na mesa de milhares de famílias e, devido a grande viagem entre culturas e povos, o café ganhou diversas receitas diferentes e saborosas.

Hoje, já é possível encontrar grãos de café produzidos em diversos outros países e escolher qual deles mais agrada o seu paladar. O mais importante é apreciar essa grande carga de energia que é a cafeína e aproveitar tudo o que um bom Mocaccino proporciona. Aproveite!