Diferente de outras culturas onde a cafeteira elétrica reina soberana, nós temos um relacionamento de longa data com as garrafas térmicas. Afinal, esse item vital para um bom dia está presente em nosso cotidiano desde o primeiro café da manhã que nos lembramos.

No entanto, para muitas pessoas é desafiador encontrar o melhor modelo, com o melhor material, descobrir qual a mais resistente e de melhor qualidade, e fazer a escolha ideal.

Uma coisa é certa: escolher a melhor garrafa térmica pode manter seu café quente por mais tempo? Sim. Mas, mais do que isso, pode evitar que você tenha a dor de cabeça de pagar caro em um produto que não vale o preço e acabar com café em temperatura ambiente.

Por isso, a partir de agora, vamos falar sobre o que é preciso observar antes de comprar uma garrafa térmica e como conservar a sua por mais tempo. Também vamos te dar dicas preciosas e mostrar as melhores opções de garrafas térmicas no mercado. Mas, antes disso, entenda como escolher uma boa garrafa térmica.

Confira também: Garrafa Térmica Mor é boa?

O que levar em conta antes de comprar garrafas térmicas?

Homem segura marcador com óculos de grau, xícara e caderneta sobre mesa de escritório. Foto: towfiqu ahamed barbhuiya - Canva

A garrafa térmica evoluiu. Hoje em dia, além dos modelos clássicos, dá para encontrar modelos criados por designers, feitos em diferentes materiais e em diferentes formatos.

No entanto, assim como um carro lindo pode não ter o que você precisa, uma garrafa térmica lindona pode acabar te dando trabalho. Então, aproveite os detalhes a seguir para entender os pontos que você deve observar antes de investir na compra.

Ampola em vidro ou inox – Qual o melhor?

Garota em dúvida. Foto: Dean Drobot - Canva

Depende. É bem provável que você já tenha olhado dentro da sua garrafa térmica para café e notado que ela é espelhada por dentro, certo?

Essa parte se chama ampola e aquele vidro espelhado é eficiente em manter o café quente por mais tempo. Ou seja, sua conservação térmica é boa. Mas você também deve se lembrar do que acontece quando a garrafa sofre algum acidente. Ela se desfaz e lá se vai uma garrafa.

Por outro lado, a ampola também pode ser de inox, o que não é tão isolante quanto o vidro, mas resiste a impactos e é mais durável. Tudo depende do que você precisa e dos riscos que sua garrafa térmica corre no dia a dia.

De pressão, de rosca ou bule térmico?

Mulher segura grande garrafa térmica. Foto: Lolostock - Canva

Existem novos métodos para servir café. Além da tampa de rosca comum, você pode escolher pela garrafa de pressão, aquela que tem um botão em cima, ou bule térmico, que pode ser de rosca ou possuir trava.

Nesse caso, você deve levar em conta o ambiente em que a sua garrafa térmica será usada.

No cotidiano de casa, as tampas de roscas não são problema, apesar da possibilidade de derramar o líquido ao servir. Além disso, a área de contato nesses modelos é grande. Ou seja, para servir, pegamos na alça e seguramos a tampa.

Família toma café de uma garrafa térmica. Foto: Helgy - Canva

Por isso, em escritórios, clínicas ou comércios, os modelos que possuem bomba de acionamento por pressão são bem-vindos e não é só por sua estética. Além de evitar derramar o conteúdo, as pessoas só precisam usar um dedo para pressionar o botão.

O bule térmico é mais bonito, não costuma ser muito grande e pode ter uma tampa de trava ou rosca. Ele fica bem em copas corporativas, para a hora do café dos colaboradores.

O que nos leva ao próximo quesito: quanto café você precisa armazenar?

Capacidade de armazenamento

Garrafas térmicas coloridas. Foto: zero promosi - Pixabay.

Se você precisa levar café ou chá para o trabalho, pode usar um copo térmico, ou encontrar modelos que armazenam 250ml, 300ml ou 500ml. Para ver algumas opções nesses tamanhos disponíveis na Amazon, clique aqui.

Para quem mora só ou precisa manter pouco café quente por mais tempo, os modelos com capacidade para 750ml são ideais.

Agora, se a ideia é fazer café para um maior número de pessoas, pense na possibilidade de adquirir uma garrafa térmica com capacidade para 2L.

Nesse caso, além da quantidade de café a ser armazenada, você deve levar em conta quanto tempo ele vai ficar na garrafa. Afinal, se o consumo não for imediato e a capacidade de conservação não for das melhores, o café vai perder temperatura.

Entenda melhor a seguir.

Capacidade de conservação térmica

Homem servindo café. Foto: Cristalov - Canva.

Esse talvez seja o ponto mais importante na hora de comprar uma garrafa térmica. Afinal, a ideia é conservar a temperatura da bebida pelo máximo de tempo possível, certo? Então, busque por modelos que oferecem essa possibilidade.

O que faz a garrafa térmica manter o café quente por mais tempo é a sua estrutura interna. Vamos entrar em detalhes lá no final do artigo. Mas podemos citar o vácuo como responsável por essa função.

Por isso, uma garrafa térmica de qualidade possui uma ampola bem vedada, impedindo que ocorra a troca de calor entre o líquido e o meio ambiente.

Modelos de ampolas de vidro para diferentes tipos de garrafas térmicas de 2022. Imagens: Reprodução: pequerrucha.com.br

Normalmente, o tempo de conservação térmica varia entre 6 e 12 horas para líquidos quentes, como café e chá. Mas existem modelos que prometem conservação da temperatura por até 24 horas (e até mais), seja ela quente ou gelada.

As 12 Melhores Garrafas Térmicas

Agora que você já sabe o que procurar, é hora de comparar alguns modelos e descobrir qual mais te agrada. Em seguida, entenda os cuidados que as garrafas térmicas precisam.

Garrafa Exata Inox Com Ampola De Vidro – Tramontina

Garrafa térmica inox Tramontina Exata. Foto: Reprodução: www.tramontinastore.com

Lembra que falamos há pouco sobre o ambiente em que a garrafa seria usada? Pois esse modelo da Tramontina é o exemplo perfeito de elegância que vai fácil da cozinha de casa para o escritório. Ela é bem desenhada e sua alça embutida é simples de puxar.

Ela possui capacidade de armazenamento para até 1,2L, acabamento em aço inox fosco e ampola de vidro. Assim fica mais fácil limpar, possíveis riscos ficam menos evidentes e a manutenção da temperatura é garantida.

A garrafa conta também com trava e sistema corta-pingos. Tudo para diminuir as chances de acidentes e sujeira. Além de tudo isso, no site da marca, o modelo é bem avaliado e recomendado por clientes satisfeitos.

Como ponto negativo, a garrafa não é barata.

Garrafa Continental – Aladdin

Modelo em duas cores da Aladdin. Foto: Reprodução: www.aladdin-pmi.com.br

Modelo clássico e que você encontra em muitas casas há décadas, a garrafa térmica da Aladdin é simples e forte. A tampa externa é de rosca e a interna é rolha Clean, aquela em formato parafuso com abertura que permite que você se sirva sem precisar retirá-la por completo. Ambas vedam bem, impedindo vazamentos e perda de calor.

Quanto à capacidade de armazenamento, sua ampola de vidro suporta até 1L. Já quanto à capacidade térmica, a conhecida marca de garrafa térmica promete líquidos quentes por 12 horas e gelados por até 24 horas.

Um detalhe importante é que a tampa externa, que pode ser usada como copo, é feita em plástico sem BPA, substância cancerígena presente em plásticos.

E o preço? Esse modelo tem um preço bem acessível e oferece qualidade.

Garrafa Lúmina – Termolar

Vista frontal e lateral da garrafa térmica da Termolar. Imagens: Reprodução: www.termolar.com.br

Para começar, a linha Lúmina, da marca Termolar, é toda linda. O melhor é que você pode escolher a cor e o mecanismo que mais te agrada, pois elas estão disponíveis tanto com bomba de pressão quanto com rosca Clean.

A capacidade de armazenamento também pode variar. O modelo de rosca tem capacidade máxima para 1L. Já o modelo de bomba de pressão, você encontra nas versões de 1L ou de 1,8L. A fabricante promete líquidos quentes por 12 horas e gelados por até 24 horas.

Tanto os modelos com acabamento em inox quanto a de cor cobre, apesar de serem brilhantes, recebem uma camada protetora de verniz para impedir manchas e preservar a sua garrafa por mais tempo.

O preço não é tão salgado e fica no meio termo entre as mais simples e as mais incrementadas.

Garrafa Use Flip – Mor

Imagem da garrafa térmica Mor com e sem tampa. Imagens: Reprodução: www.lojamor.com.br

Modelo básico da marca Mor, a Use Flip vem com diferencial. Além da tampa de rosca simples, ela conta com uma tampa flip, com bico direcionador, que permite mais precisão na hora de servir.

A capacidade de armazenamento é de 1L e a ampola é de vidro, oferecendo isolamento térmico compatível com outros modelos similares no mercado. Além disso, a marca investiu em uma linha especial para apaixonados por chimarrão, que traz estampas e frases sobre o tema.

Bule Térmico Viena – Invicta

Diferentes versões do Bule Viena. Qual a melhor garrafa termica? Imagens: Reprodução: www.invictaonline.com.br

Para quem busca estilo na hora da compra, o Bule Térmico Viena é uma excelente escolha. Bojudinho e com capacidade para 750ml, é perfeito para servir poucas pessoas.

As cores disponíveis são modernas e elegantes. Além disso, ele pode vir com tampa de rosca (rolha dosadora) ou com gatilho, que garante maior segurança e praticidade na hora de servir.

A capacidade de conservação, porém, está aquém das garrafas tradicionais. A marca promete pelo menos 5 horas de líquidos quentes até 10 horas de líquidos frios.

O valor é bem acessível, levando em conta que ele possui design de peça cara.

Garrafa Aço Inox – Termopro

Garrafa térmica da Termopro, com detalhes em preto e outras cores. Imagens: Reprodução: www.amazon.com.br

A chinesa Termopro possui o corpo todo em aço e ampola de vidro. Quanto à capacidade de armazenamento, você pode escolher entre as versões de 1L e 1,5L. A tampa possui rosca e gatilho, trazendo praticidade para a hora do café.

A capacidade de conservação térmica é de 6 horas para líquidos quentes e de 12 horas para líquidos frios, de acordo com o fabricante.

Como diferencial, a marca traz a mesma garrafa térmica em inox, mas com detalhes em diferentes cores. Isso permite que ela combine tanto com a cozinha de casa como com ambientes mais formais.

Ela é um pouco mais cara que outras marcas do mercado.

Garrafa Térmica Classic – Stanley

Três garrafas Stanley. Imagem: Reprodução: www.stanley-pmi.com.br

Praticamente todos os produtos da Stanley possuem qualidade superior. E com a garrafa Classic não é diferente.

Dando a real, é uma garrafa cara. Mas o valor se justifica quando levamos em conta fatores como a durabilidade do material do produto, seu design clássico e moderno ao mesmo tempo e o fato de ela trazer como tampa um copo com parede dupla e isolamento térmico a vácuo.

Traduzindo: a Stanley possui a impressionante capacidade de manter líquidos quentes por aproximadamente 40 horas, líquidos frios por cerca de 35 horas e armazenar gelo por, no máximo, 6 dias!

Além disso, você encontra o modelo com capacidade de armazenamento para 950ml ou 1,4L.

Garrafa Térmica Magic Pump – Termolar

Visão frontal e lateral da garrafa Magic Pump. Imagens: Reprodução: www.termolar.com.br

Modelo básico e que funciona bem em qualquer ambiente, a Magic Pump possui capacidade de armazenamento de 1L ou 1,4L e funciona com bomba de pressão.

A garrafa vem em diferentes cores e a ampola de vidro promete capacidade de conservação térmica de 12 horas para líquidos quentes e de 24 horas para frios.

Garrafa Térmica Air Pot Slim – Invicta

Air Pot Slim Invicta. Imagem: Reprodução: www.amazon.com.br

Agora estamos falando de tamanho. Para quem precisa de uma garrafa térmica com capacidade de armazenamento superior, a Air Pot Slim Invicta suporta até 1,8L.

A ampola de vidro e parte interna em inox prometem capacidade de conservação térmica de 9 horas para bebidas quentes e até 20 horas para bebidas frias, adicionando gelo.

O funcionamento é por sistema de pressão e ela conta com molas duplas. Isso significa que você não precisa ficar colocando força no dedo para servir o café quente. Por outro lado, ela não espirra café para todos os lados, apesar do jato forte.

O preço é razoável, levando em conta a credibilidade da marca e a capacidade para grande quantidade de líquido.

Garrafa Firenze Mini – Invicta

Garrafas Firenze Mini Invicta. Imagens: Reprodução: www.invictaonline.com.br

Para quem não precisa armazenar grandes quantidades de café, chá ou água por muito tempo, a garrafa Firenze Mini oferece excelente relação custo-benefício. Afinal, ela tem toda a qualidade de um produto Invicta, com a mesma capacidade de armazenamento de um copo térmico, de 250ml.

O sistema de funcionamento é por rolha e a ampola é de vidro, oferecendo capacidade de conservação térmica por até 4 horas para líquidos quentes e de 8 horas para líquidos frios.

Levando em conta o custo médio de um copo térmico do mesmo tamanho, a garrafinha da Invicta não custa caro.

Garrafa Térmica Use – Mor

Garrafa térmica Use Mor. Imagens: Reprodução: www.lojamor.com.br

Por fim, mas não menos importante, temos a garrafa térmica Use, da marca Mor. Ela pode até não ter o design mais bonito dessa lista, mas o produto é resistente e durável.

Possui capacidade de armazenamento para 1L e a ampola de vidro oferece capacidade de conservação térmica por um tempo razoável.

Levando em conta que, em comparação com outras garrafas térmicas do mesmo nível, ela custa bem barato e é uma excelente opção.

Como conservar sua garrafa térmica por mais tempo?

Diferentes modelos de garrafas. Imagens: heinteh, thodonal e afunmedia - Canva.

Sua garrafa térmica deve ser limpa regularmente. Dessa forma, você preserva melhor a aparência externa e garante a boa higienização do produto. O ideal é seguir as orientações do fabricante da garrafa térmica. Geralmente, os cuidados são os mesmos, independente da marca.

Sendo assim, veja a seguir algumas medidas simples que ajudam a conservar garrafas de plástico ou inox.

Exclusividade

Mulher faz sinal de "proibido". Foto: Icons8 Photos - Canva

Para começar, nada de usar para suco a mesma garrafa térmica que você usa para manter o café quente. Na verdade, isso atrapalha até o sabor, concorda? Já que o gosto forte do café passa para qualquer outro líquido que você coloque ali.

Obviamente, pode acontecer uma vez ou outra de precisar usar a sua térmica para líquidos diferentes. Mas o ideal é ter uma específica para cada bebida. E se acontecer da sua garrafa pegar gosto, o que fazer?

Minha garrafa térmica ficou com gosto de café. O que fazer?

Nesse caso, dilua duas colheres de vinagre de álcool para cada litro de água. Preencha a garrafa e deixe em repouso por meia hora. Enxágue e repita o processo se julgar necessário.

Escaldar

Água fervente em garrafa de vidro. Foto: Allen JM Smith de Getty Imagens - Canva

Uma bebida quente esfria mesmo dentro da térmica devido à perda de temperatura para o meio ambiente. E se você colocar a bebida quente em uma garrafa fria, ela vai perder calor para aquecer a garrafa.

Por isso, antes de preencher sua garrafa, escalde-a com água fervente. Se for coar café, por exemplo, coloque água quente na garrafa por um tempo antes de você coar. Dessa forma, a temperatura de bebidas quentes ficará preservada por mais tempo.

O contrário também é verdadeiro. Antes de preencher a garrafa com uma bebida fria, deixe-a cheia de água gelada por alguns minutos. Assim, a garrafa gelada não vai estar mais quente que a bebida, cedendo calor para ela.

Limpeza

Bicarbonato de sódio em pote e em colher. Foto: bdspnimage - Canva

Você sabe quanto sabão deve usar para lavar sua garrafa térmica? Nada!

O único produto próprio para esse processo é o bicarbonato de sódio. De fato, ele já é conhecido por seu poder de limpeza e de remoção de odores também.

Para isso, dissolva duas colheres de sopa em um litro de água quente. Encha a garrafa, vede com plástico filme e deixe de molho da noite para o dia. Por fim, enxágue normalmente e não passe detergente.

Ao mesmo tempo, dissolva uma colher de bicarbonato em um copo de água quente e coloque a rolha de molho também, enxaguando no dia seguinte.

Lembre-se de retirar e lavar com detergente neutro as borrachas de vedação que sua garrafa talvez tenha. Certifique-se de que elas não estejam ressecadas, furadas ou danificadas de outra forma.

Para a limpeza da parte externa você pode usar detergente neutro e pano úmido ou esponja macia.

De acordo com o site oficial da Termolar, esses cuidados devem ser tomados semanalmente para melhor conservação da sua garrafa térmica. E caso você armazene leite em sua garrafa, realize o processo assim que terminar de usá-la e deixe-a secar destampada.

Como conservar o café quente na garrafa por mais tempo?

Café quente saindo vapor. Foto: Moncherie de Getty Images -  Canva

A capacidade de conservação da garrafa depende da qualidade do material e do produto. Mas, para manter sua bebida mais quente por mais tempo, você também pode atentar para os seguintes detalhes:

  • Lave a garrafa térmica com água quente antes de guardar o café, leite ou chá. Se for o primeiro uso, deixe de molho por 3 horas antes de começar a usar.
  • Se certifique de que a tampa esteja corretamente fechada, mas não aperte demais para não deformar a tampa ou afrouxar a rosca.
  • Faça o possível para preencher todo o volume da garrafa. Isso impede que fique ar preso na ampola e resfrie sua bebida mais rapidamente.

Você sabe como as garrafas térmicas funcionam?

Mulher pensativa e pontos de interrogação. Foto: ismagilov de Getty Images - Canva

No final das contas, o que a gente quer é colocar o café na garrafa e ter a certeza de que ele vai estar quente depois de algum tempo. Mas como isso é possível?

Como dissemos, o vácuo é o grande responsável por essa proeza. Acontece que se o seu café fica no copo ou no bule, as paredes de louça ou alumínio estão em contato direto com o ambiente mais frio. Rapidamente, elas perdem calor e, como resultado, a bebida também.

Observe as figuras abaixo. Na primeira, você pode observar a representação de uma garrafa comum, sem isolamento térmico. A bebida perde calor para o ambiente através da parede simples.

Mas note a segunda.

Imagem de duas garrafas com sistemas diferentes de conservação de temperatura. Imagens: Reprodução: www.ecowayhouseware.com

Nela, essa parede oca, inteiramente ser ar (vácuo) isola completamente o conteúdo. Por isso, é vital que as borrachas de vedação também estejam em bom estado.

Por incrível que pareça, a estrutura das melhores garrafas térmicas é suficiente para impedir que ocorra qualquer processo de perda de calor, evitando a mudança de temperatura, seja para bebidas quentes ou frias.

Materiais

Em geral, os materiais utilizados são os mesmos: plástico, aço inox, borracha e vidro. A diferença está na montagem e vedação de cada modelo. Cada marca estuda a melhor forma de entregar os melhores resultados fazendo grandes investimentos no design. De qualquer forma, cada material faz sua parte, evitando a troca de calor e a mudança de temperatura.

Qual a melhor marca de garrafa e sistema de servir para você?

Mulher contente. Foto: Dean Drobot - Canva

Agora que você sabe como a sua garrafa mantém seu café quentinho e já entendeu que ela pode ser de rosca clean, botão de pressão, gatilho ou tampa flip, qual a sua escolha? Pense bem no ambiente onde pretende usá-la, a capacidade mínima que ela precisa ter e quanto você pode investir no produto. Boas compras!

Veja também: Melhor Chaleira Elétrica – As Top 10 do Mercado