No mundo do café, existem tantas receitas que proporcionam sabores e experiências diversificados que fica até difícil acompanhar todas elas. O café Macchiato está entre as mais famosas nas cafeterias e apreciadas pelo público.

Para te ajudar a entender um pouco mais, neste artigo você conhecerá a história de como surgiu a receita, a variação Latte Macchiato e ainda saberá como fazer seu próprio Macchiato em casa. Confira tudo aqui e saboreie sua bebida!

Um pouco de história: conheça mais sobre o Café Macchiato

Macchiato tem origem no italiano, proveniente da palavra “Macchio” que significa “Mancha”. A atribuição do significado se deu devido a sua aparência, uma forma manchada que a espuma do leite forma no topo do café.

A adição da espuma trouxe ao café um tom mais suave no sabor, sendo preferência entre o público que prefere uma bebida menos intensa e mais cremosa.

Macchiato ou Latte Macchiato?

Para quem ainda não conhecia o Café Macchiato, as duas formas estão corretas e tratam de bebidas diferentes, mas que possuem bastante semelhança na forma de preparo, com alguns detalhes que dão um toque final em cada uma.

O mais engraçado é que o Latte Macchiato é fruto de um “erro” de um barista. Tudo começou em 1837, na Itália, quando um cliente pediu um simples Latte e o barista, ao invés de fazer a receita original, por um descuido colocou o leite antes do café na xícara. Para não ser necessário refazer o café, o barista colocou o café por cima do leite e serviu.

O cliente, que era frequentador assíduo do local, reconheceu que nunca tinha provado aquela receita e gostou bastante da inovação, tanto no sabor quanto na aparência. Daí então, o Latte Macchiato ganhou o mundo.

Prepare o seu próprio Café Macchiato em casa: é possível!

Café feito em casa. Fonte: Freepik

Sim, isso mesmo que você leu aqui, é possível preparar sua bebida preferida ou se deliciar com um Macchiato em casa. Existem diversas receitas com variações incríveis do mesmo Macchiato e que podem ser feitas em casa. Cada pessoa adiciona algo mais, um sabor que prefere e uma nova receita surge.

Para preparar tanto o tradicional quanto o Latte, o importante é manter alguns ingredientes bases e a montagem da bebida na ordem correta. Você conseguirá fazer facilmente seguindo as receitas que encontrará neste artigo. Boa bebida!

Caiu nas graças do povo e no paladar dos amantes da cafeína

Macchiato com espuma. Fonte: Freepik

E sabe porque o Macchiato caiu nas graças dos Coffee Lovers?

Ele tornou-se famoso em diversas cafeterias pela adição da espuma do leite que reduziu o amargo proveniente do café expresso. Já o Latte Macchiato ganhou o paladar de quem sempre gostou do simples café com leite, mas estava em busca de um novo sabor com os dois ingredientes base.

O Latte também virou sucesso entre os amantes das bebidas leves e adocicadas.

Receitas para incrementar a sua bebida

Latte Macchiato com canela. Fonte: Shutterstock

Frequentar cafeterias com amigos ou até trabalhar enquanto aprecia faz o pedido de um bom café com certeza é um momento incrível, mas desfrutar da sua bebida preferida no conforto da sua casa não tem preço, não é verdade?

Se você ama o Macchiato ou o Latte Macchiato e não sabe como prepará-lo, aqui vão duas receitas fáceis de fazer e com o passo a passo correto para a montagem. Então, aproveite e arrisque no preparo, sejam seus próprios baristas.

Macchiato Tradicional

O Macchiato tradicional pode ser feito através da moagem dos grãos, na Moka ou ainda com as cápsulas de café expresso, vai da disponibilidade da máquina de espresso em casa ou do seu gosto. Portanto, adeque os ingredientes de acordo com sua necessidade.

Confira abaixo como preparar a receita do seu Macchiato tradicional em casa.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Antes de começar, você precisa saber que os grãos de café são apenas uma opção de se começar o preparo. Moer o grão na hora garante as características sensoriais do café, mas você pode substituir pelo pó de café moído, usando a mesma quantidade. O pó de café deverá ter a consistência de um sal.

O próximo passo é preparar o café, que pode ser feito em máquina de expresso, Moka ou em cápsula. Com o café pronto, vaporize o leite em um vaporizador próprio ou cremeira, mas caso não tenha, basta colocar 1/2 xíc. de leite gelado em um recipiente de vidro e tampar, sacudir até que a espuma de leite se forme.

Depois, aqueça a espuma formada por aproximadamente 30 segundos no microondas. Finalize adicionando a espuma no topo da sua bebida.

Latte Macchiato

Versões do Latte Macchiato. Fonte: Shutterstock

A versão do Macchiato com adição do leite e espuma é ideal para os apreciadores de um café mais cremoso, com um sabor mais doce e ainda com a mesma quantidade de cafeína de sempre. Esse não é um café com leite apenas, é uma bebida preparada em alguns passos essenciais para a sua montagem em camadas.

Confira abaixo como preparar a receita do seu Latte Macchiato em casa.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Para começar, encha dois terços de um copo alto de vidro ou xícara alta e leve ao micro-ondas, deixando o leite quente. Em seguida, coloque o leite condensado de uma vez, de forma que fique completamente no fundo do copo.

O próximo passo é adicionar, com cuidado, o café espresso. Lembre-se de colocar aos poucos, derramando na borda do copo para que ele se concentre formando camadas, sem mistura.

Em outro recipiente, coloque a quantidade de leite integral restante e, com o auxílio de um mixer, bata o líquido por cerca de um minuto, até que ele ganhe a consistência e espuma de um leite vaporizado. Com uma colher, coloque um pouco da espuma no topo da sua bebida e está pronto.

Dicas para modificar sua bebida sem perder a essência

Macchiato para todos os gostos. Fonte: Freepik

O Macchiato e o Latte Macchiato são deliciosos, mas se engana quem pensa que ele não pode ficar ainda melhor e mais acessível a todas as pessoas. Gostos e necessidades diferentes pedem versões diferentes da bebida.

Bastam apenas alguns ajustes na montagem, na preparação e trocas de ingredientes para que todos possam desfrutar tranquilamente do seu café. A seguir, 4 dicas de como modificar o seu Macchiato sem perder a essência.

Dica 01 – Do tradicional ao Latte

O truque aqui é separar o café e cuidado na hora da montagem final. Faça o café da forma que prefere (café espresso, através das cápsulas, feito na Moka ou na Prensa Francesa – diferente do preparo do Macchiato).

Separe esse café e siga para a produção da espuma proveniente do leite, depois disso siga para a montagem. Em uma xícara mais alta ou um copo alto de vidro, coloque o leite e adicione o café aos poucos, pela borda do copo, de forma que as duas bebidas se misturem gradualmente.

Finalize adicionando a espuma no topo da bebida e aproveite.

Dica 02 – Refrescar o seu dia

Macchiato gelado. Fonte: Shutterstock

Muitas vezes, um cafezinho é tudo o que falta no seu dia, mas com o clima mais quente fica um pouco difícil tomar algo quente. Para esses momentos, um café gelado faz toda a diferença. Antes da montagem, deixe que o café esfrie um pouco com mais 3 cubos de gelo.

Para quem não importa a apresentação do drink, basta colocar o leite e o gelo no liquidificador e misturar bem. Em seguida, adicione o café e bata tudo novamente, sem deixar pedaços de gelo. Coloque em um copo alto e se delicie com uma bebida refrescante.

Dica 03 – Para quem deseja a linha vegana

Quem segue o veganismo e ama um Latte Macchiato, pode ficar tranquilo que existe uma versão perfeita para esse público.

A substituição é mais simples do que parece. Toda o passo a passo deve seguir normalmente, mas ao invés do leite integral, deve-se adicionar a versão vegetal do ingrediente. Existem diversas opções disponíveis no mercado, entre elas o leite de amêndoa e o leite de soja, por exemplo.

Dica 04 – Para quem tem intolerância a lactose

As pessoas que possuem problemas com a lactose, também não precisam se preocupar, a solução é bem parecida com quem deseja seguir a linha vegana. Entretanto, ao invés de trocar por leites derivados de vegetais, devem usar a versão com zero lactose.

Nem todos os erros são ruins: Latte Macchiato é a prova disso

Cafeteira servindo uma xícara de café. Fonte: Freepik

Como foi visto anteriormente, nem todos os erros são desastrosos, alguns deles podem dar origem a novas perspectivas e experiências maravilhosas, como o Latte Macchiato. Não há dúvidas que essa bebida é perfeita para quem deseja provar algo suave e adocicado, menos amargo que os tradicionais expressos.

Então, aproveite as receitas, arrisque em casa e chame os amigos para compartilhar a experiência sensorial.