Entre tantas datas comemorativas, era impossível que uma das bebidas mais amadas no mundo também não tivesse a sua. Porém, a celebração do Dia do Café não apenas ganhou um, mas três dias.

Sim! Ele precisava ser reverenciado diversas vezes durante o ano, com mais motivos para comemorar o cafezinho de cada dia. Ele é celebrado nacional, internacional e mundialmente e tem diferentes datas para cada uma destas datas.

O Dia Mundial do Café cai no dia 14 de abril, já o Dia Nacional do Café é dia 24 de maio e o Dia Internacional do Café ficou no dia 1 de Outubro. Confira, neste artigo, um pouco mais sobre essas datas, como foram criadas e lugares que você pode aproveitar o dia. Divirta-se!

Como surgiram cada uma das datas no calendário de eventos

Data comemorativa. Fonte - Freepik

O Dia do Café carrega muita história, muitas informações de culturas e pessoas envolvidas nesses dias. Considerada a segunda bebida mais consumida em todo o mundo e perdendo somente para a água, o café tem em cada dia uma história, um significado diferente a contar.

Com tanta diversidade de sabores e variedade de grãos, era de se esperar que um dia fosse pouco para ele. Portanto, confira agora a história de cada um desses dias.

Dia Nacional do Café

Em 2005, a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) decidiu que o dia 24 de maio ficaria conhecido como o Dia Nacional do café. A data também marca o início da colheita do grão no Brasil.

O dia nacional da bebida não é restrito ao Brasil, diversos outros países também possuem o seu dia, como por exemplo a Costa Rica que comemora no dia 12/09 e os Estados Unidos que escolheu o dia 29/09 como a sua data.

Essa foi uma forma que o país e a indústria cafeeira encontraram para aproximar o público das marcas regionais da bebida e estimular o comércio e o turismo. Além disso, o dia 24 de maio também é marcado por ser o Dia do Barista, o profissional especializado na produção da bebida e derivados.

Dia Internacional do Café

Dia Internacional do café. Fonte - Freepik

Essa data já havia sido citada durante o 1º Festival de café em New Orleans, mas foi em 2015 que a data foi oficializada.

A International Coffee Organization (em português, Organização Internacional de Café), pensando na unificação das comemorações da bebida em todo o mundo, escolheu o dia 1º de Outubro.

Milão foi o palco para lançar oficialmente o dia 1º de Outubro como o Dia Internacional do Café. Hoje, ainda é usado o dia 14 de abril, que será falado posteriormente, mas, aos poucos, Outubro se tornará a data mais importante em todo o mundo.

Dia Mundial do Café

Embora não se conheça a sua origem, o Dia Mundial do Café é conhecido em todos os países e comemorado todo dia 14 de abril. Nesse dia, apreciadores, cafeicultores e os amantes do café se juntam para celebrar o quão importante o grão é para a economia e a vida de todos.

E, mesmo sem nenhum fator relevante para a história, a data se tornou o dia com mais referências pelas redes.

Muitas pessoas aproveitam esses dias para entender um pouco mais do mundo do café, entender sua relevância e ainda descobrir que o Brasil figura a lista de maior produtor e maior exportador do grão.

Essa é uma data importante aos brasileiros, por mostrar a qualidade e diversidades dos nossos grãos com sabores e aromas diferenciados e ainda conquistar novos corações.

Por que o café merece ter um dia só para si?

Cafeicultor. Fonte - Freepik

A cafeicultura movimenta fortemente a economia de vários países. Esse foi um dos principais pontos que fez com que a ICO (International Coffee Organization ou Organização Internacional do Café) e a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), juntamente com outros líderes da Indústria cafeeira, criassem uma data para comemorar este grão tão especial.

Nos dias de comemoração, a ICO cria várias campanhas como uma em que você compra um café e doa outro para pessoas em estado de vulnerabilidade (caffè sospeso). Ainda considerado o maior exportador de café do mundo, o Brasil tem uma grande injeção de investimentos no setor e na economia nacional .

Com tantas vantagens, fica praticamente impossível negar a necessidade do café de ter não só um, mas vários dias em sua homenagem.

Ideias para os amantes do grão comemorarem as datas comemorativas

Cafeterias. Fonte - Freepik

Agora que você já sabe as datas comemorativas e a história por trás de tudo, chegou a hora de imaginar como passar o Dia do Café da melhor forma possível.

Não precisa se preocupar, caso não tenha a mínima ideia ou esteja atrás de novas sugestões, aqui você ganhará 4 formas para celebrar o dia em grande estilo. Tem para todos os gostos, portanto, separe a que melhor se encaixa para você e aproveite.

Um tour pelas melhores cafeterias da cidade

Com a popularização da linha gourmet, o café se tornou um produto ainda mais consumido e ganhou diversos fãs pelo mundo.

Coffee shop e cafeterias oferecem uma experiência incrível para o consumidor final. Uma forma de ter contato com a história e ainda saborear diversas formas de preparo da bebida, desde o café quente até o gelado, como é o caso do Cold Brew.

Crie um tour pelas 5 melhores cafeterias da sua cidade e se divirta.

Conheça um cafezal

Cafezal. Fonte - Freepik

Para aqueles que adoram ter a experiência completa, uma boa pedida é apostar nos cafeicultores da sua cidade e conhecer as fazendas e cafezais.

Assim como as vinícolas, existem lugares que permitem visitações e criam um tour para que os visitantes entendam como funciona a produção, o processo para se obter a melhor qualidade do grão e o impacto de todo o cuidado no produto final.

Você pode encontrar cafezais abertos para visitação na internet ou com a prefeitura da sua cidade, no departamento de turismo.

Se aprofunde no assunto

Essa dica vai para quem gosta de vivenciar as datas com livros, filmes e séries sobre o assunto. Jogue toda a sua paixão pelo grão aprofundando o seu conhecimento na cultura do café.

Busque a história, leia sobre curiosidades e mergulhe de cabeça nos mais diversos conteúdos sobre o assunto. Uma outra dica é conversar com profissionais da área, como baristas e produtores. Assim você saberá, na prática, até a produzir uma bebida diferenciada.

Chame mais pessoas e divida o conhecimento, instigue a curiosidade. Esse é um excelente programa para se fazer com a família.

Dê uma chance a novos sabores

Café gelado. Fonte - Freepik

E, por último, saia da sua zona de conforto e se permita experimentar novos sabores e formas diferentes de se preparar a bebida.

Para quem deseja praticidade, as cafeterias oferecem diferentes experiências combinando o café com algumas sobremesas ou salgados que ajudam a ampliar as notas sensoriais da bebida, como o sabor e a intensidade.

Alta mogiana e cerrado mineiro são alguns tipos de grãos que podem ser encontrados em supermercados e te oferecem uma bebida gourmet sem sair de casa. Aproveite para marcar um encontro e dividir o momento com aquela pessoa especial.

Bebidas diferentes, países e culturas distintas, mas o amor pelo café é o que une todas essas pessoas. Por isso, o Dia do Café é tão importante mundialmente.

Dê de presente a você e a quem te rodeia esse momento, curta o dia e se programe para ter a melhor experiência que a sua cidade pode promover. Dessa forma, você incentiva a cultura, a economia e os cafeicultores da região.