Linda, prática, resistente e fácil de usar. Essa é uma forma simples de descrever a cafeteira Chemex. Se você chegou até aqui é porque também está aprofundando seus conhecimentos no maravilhoso mundo do café.

Conhecer os diferentes métodos de extração é fundamental para quem quer produzir o melhor café. Por isso, hoje vamos falar sobre esse método elegante e eficiente que resulta em um café limpo e de sabor diferenciado. Quer saber o porquê?

A seguir, conheça a história por trás do design acinturado dessa cafeteira e o que faz do seu café uma bebida tão especial.

Peter Schlumbohm – O criador do método Chemex

Peter Schlumbohm e desenho da Chemex de 1944. Imagens: www.chemexcoffeemaker.com

Peter Schlumbohm não foi um inventor qualquer. Extremamente criativo, esse químico alemão criou produtos em diversos nichos, desde peças automotivas a utensílios domésticos, como é o caso da cafeteira Chemex.

Apesar de ter nascido na Alemanha, ele se mudou para os Estados Unidos, onde desenvolveu seu design mais famoso. Ela foi criada em 1941 e produzida com o mesmo material usado em tubos de ensaio para laboratórios, o vidro borossilicato. Esse vidro resistente a altas temperaturas e a produtos químicos também é usado nas jarras de vidro Pyrex.

Mas Peter queria que suas invenções fossem além.

De produto a obra de arte

Cafeteira Chemex. Imagem: jenikirbyhistory.getarchive.net

Mais do que itens práticos, ele queria que suas criações fossem elegantes e bonitas. Nesse caso, a missão foi tão bem cumprida que peças Chemex estão expostas no Museu de Arte Moderna, em Nova York, no Brooklyn Museum e no Corning Museum of Glass.

Além disso, a cafeteira foi eleita pelo Instituto de Tecnologia de Illinois como um dos 100 melhores designs dos tempos modernos.

O que chama a atenção é a simplicidade e elegância da cafeteira. Uma peça única em formato de ampulheta em vidro resistente, um colar de madeira que protege a parte mais fina e serve como apoio para o usuário, e uma tira de couro que mantém o colar no lugar durante o uso e é removido para limpeza.

Além da beleza, o que torna a Chemex tão especial?

Quais tipos de Chemex cafeteira e filtros existem?

A Chemex conta com três linhas de cafeteiras com capacidade entre 3 e 13 xícaras de café. Veja a seguir as diferenças entre elas.

Linha Chemex Clássica

Cafeteria Chemex Classic. Imagem: www.chemexcoffeemaker.com

A linha Chemex Classic conta com jarras com capacidades que variam entre 3 e 10 xícaras de café. De acordo com o site oficial da marca, essa linha permite que o café restante na jarra seja coberto e refrigerado, podendo ser aquecido mais tarde, preservando sabor e qualidade.

Linha Chemex Glass Handle

Cafeteiras Chemex Glass Handle. Imagem: www.chemexcoffeemaker.com

Ligeiramente diferente no desenho, na linha Glass Handle o colar de madeira é substituído por uma alça em vidro borossilicato resistente. Além da jarra toda transparente, você pode escolher também entre as jarras com alças nas cores verde ou dourado.

Linha Chemex Handblown

Cafeteira Chemex Handblown. Imagem: www.chemexcoffeemaker.com

Com as peças mais caras da marca, as jarras da linha Chemex Handblown são produzidas uma a uma, artesanalmente, por sopradores de vidro. O processo é lindo de se ver e cada peça é conferida manualmente por um especialista da Chemex.

Tipos de Filtro da Chemex

Os filtros especiais da Chemex são feitos em papel mais grosso que os comuns. Por isso, eles são capazes de permitir a passagem da água e reter resíduos e óleos essenciais durante a filtragem.

Dessa forma, os cafés preparados ficam livres de impurezas, acidez acentuada e elementos que causam amargor. Na xícara, resta apenas a desejada cafeína e o aroma agradável do seu grão escolhido. Além disso, podem vir na cor branca ou natural.

No caso dos brancos, eles passam por um processo de limpeza e clareamento sem cloro, à base de oxigênio, garantindo a ausência de qualquer cheiro ou gosto. Após o preparo, o descarte é fácil e sustentável. Todos são biodegradáveis e podem ir na composteira sem problemas.

Filtro Chemex meia lua

Filtro Chemex meia lua. Imagem: www.chemexcoffeemaker.com

Os filtros em meia lua costumam ser usados nas jarras com capacidade para 3 xícaras. Simples de usar, é só ajustar o acessório de papel no bocal da cafeteira e coar o café.

Circular dobrado

Filtro Chemex circular dobrado. Imagem: www.chemexcoffeemaker.com

O filtro de papel circular dobrado já vem em formato de cone e pronto para usar. Você pode escolher entre duas opções: branco ou natural; com diferença apenas na cor, ambos entregam os mesmos resultados.

Quadrado aberto ou dobrado

Filtro Chemex quadrado aberto. Imagem: www.amazon.com.br.

Esse talvez seja o único que exige um pouco de atenção no preparo dos seus cafés. Pense em uma folha de papel grosso que você dobra duas vezes ao meio. O resultado é um quadrado com dois cones entre suas folhas.

Ao posicionar o filtro de papel na jarra, note que um lado vai ter uma folha, enquanto o outro vai ficar com três camadas de papel. Nesse caso, coloque a parte mais fina para o lado da canaleta por onde o café é servido.

Dessa forma, você permite que os gases da bebida evaporem com a alta temperatura da água. Caso contrário, o papel grosso pode impedir essa saída e criar uma pressão no gargalo, onde fica a madeira. Isso impede que a água passe com facilidade para a parte de baixo.

Resumindo…

Chemex é uma cafeteira elegante e prática, criada por um químico alemão criativo e visionário. Essa obra de arte, que hoje você encontra em diferentes cores, saiu do laboratório para figurar nas coleções de importantes museus ao redor do mundo.

Se você adora um bom café, preparado com cuidado e sofisticação, invista numa Chemex, na medida do seu amor pela bebida. Além de não deixar a desejar em nada no sabor e no aroma, você ainda vai ter uma peça linda na sua cozinha ou cantinho do café. Aproveite!