Sim, existem cafeteiras no mercado que aceitam diferentes modelos de cápsulas no processo de preparo do café. No entanto, já é bom ter em mente que nem sempre versatilidade é sinônimo de qualidade na entrega.
Por quê? Porque cada cápsula tem características desenhadas pelo fabricante para melhor desempenho nas máquinas compatíveis. Por isso, além de design moderno e funcionalidades, é preciso descobrir se a cafeteira eleita para figurar no seu espaço oferece o melhor resultado independente do tipo de cápsula.
A seguir, confira diversos modelos de cafeteiras que aceitam diferentes tipos de cápsulas na hora de preparar o cafezinho e outras bebidas.
Descubra qual é a única cafeteira que aceita qualquer cápsula
Philco Multicápsula PCF19VP
A Philco PCF19VP divide opiniões. Acontece que, de todas as cafeteiras da lista, a única realmente multicápsulas é essa. Infelizmente, porém, o resultado não é tão bom quanto o esperado de uma máquina feita para cápsulas de uma marca só.
Como falamos no início, cada cápsula vem uma quantidade certinha de pó, perfeita para a pressão da água que a máquina fornece. Se a cápsula vem com menos produto para o preparo da bebida ou se a pressão não é suficiente, o conteúdo não é extraído de forma eficiente.
Como resultado, o café, cappuccino, chocolate ou chá pode deixar a desejar no sabor ou na intensidade. Ainda assim, há quem prefira arriscar, levando em conta que ela oferece 20 bar de pressão da água e também ocupa pouco espaço. Com 27cm P x 26cm A x 11cm L de dimensões, ela pesa cerca de 2,5 Kg.
Outro detalhe importante é que, apesar de aceitar diversas cápsulas, as da Três Corações não são compatíveis com esse modelo da Philco. A cápsula até entra no compartimento, mas o usuário precisa forçar a agulha para alcançar o lacre, o que pode ser perigoso e danificar seu equipamento.
Prós
-
- Compacta.
-
- Multicápsulas de fábrica.
-
- Boa pressão da água.
Contras
-
- Reservatório relativamente pequeno, para 600ml de água.
Veja agora as nossas 5 indicações de cafeteiras que aceitam diferentes cápsulas e formas de preparo:
Cafeteiras que aceitam cápsulas de café expresso – as nossas 5 indicações
Oster Prima Latte II
Para abrir nossa lista, apresentamos a Oster Prima Latte. Ela é uma das mais versáteis quando se fala em cafeteira que aceita qualquer cápsula. Além das cápsulas Nespresso, ela conta com cachimbo e aceita o pó de café comum, que pode ser moído na hora, e também os sachês de café próprios para cafeteiras.
Eles são conhecidos como sachês tipo E.S.E. ou easy serving espresso (expresso fácil de servir). Esses sachês são feitos em papel filtro e contêm a quantidade certinha de grãos moídos para uma dose de café expresso.
A Oster Prima Latte II é uma máquina robusta, com dimensões de 35,8cm A x 32,5cm L x 26,6cm P, pesando cerca de 6Kg e atinge até 19 bar de pressão da água. A cereja do bolo é o vaporizador de leite, que te permite preparar bebidas cremosas perfeitas como latte macchiato, cappuccino, café com leite e chocolate quente.
Prós
-
- Reservatório de água com capacidade para 2L.
-
- Reservatório de leite com capacidade para 600ml.
-
- Grande variedade de sabores em cápsulas Nespresso.
-
- Versátil, ela aceita pó, sachês e cápsulas.
Contras
-
- A extração do conteúdo das cápsulas ainda é inferior às cafeteiras de cápsulas da Nespresso.
-
- Alto preço em relação a outros modelos da lista.
Cafeteira Três Corações Passione
A Passione é uma das cafeteiras mais queridas da linha TRES da Três Corações. Esse modelo pode atingir até 15 bar de pressão da água e é uma excelente opção para quem tem pouco espaço em casa ou no trabalho para o cantinho do café.
Com dimensões de 24,5cm A x 32cm L x 12cm P e pesando menos de 3Kg, ela é realmente uma pequena notável. Além da incrível diversidade de sabores que a marca disponibiliza no mercado (são mais de 35 sabores), você também pode preparar o café filtrado.
Como acontece com toda a linha, a Passione vem com cápsula de retrolavagem. Esse dispositivo ajuda na limpeza do equipamento, facilita a descalcificação do sistema e contribui para maior vida útil da cafeteira.
O reservatório para água tem capacidade para 650ml, o que pode ser pouco dependendo da quantidade de café que você pensa em preparar diariamente. Por isso, leve em conta quantas pessoas vão utilizar a máquina e a necessidade de repor a água com mais frequência.
Prós
-
- Fácil de usar.
-
- Cabe em qualquer cantinho.
-
- Grande diversidade de sabores.
-
- Cápsula de retrolavagem.
-
- Excelente custo-benefício.
Contras
-
- Frequentes relatos de vazamento durante o uso, de acordo com usuários.
-
- Não é tão robusta quanto outros modelos no mercado.
Leia também o nosso artigo sobre as Melhores Cafeteiras Três Corações!
Nespresso Dolce Gusto Genio S Plus
A Dolce Gusto Genio S Plus está bem no meio do caminho entre os modelos anteriores. Tanto no tamanho quanto no preço, A Genio S Plus lembra uma Dolce Gusto Mini Me aprimorada. Ela tem 14,8cm P x 11cm L x 27,3cm A e pesa menos de 2Kg. No entanto, seu reservatório tem capacidade para 800ml de água, o que é uma boa vantagem.
Além de aceitar cápsulas diversas, ela também prepara bebidas quentes e geladas. Para isso, basta preparar a bebida com água em temperatura ambiente e acrescentar gelo.
A Dolce Gusto Genio S Plus é uma cafeteira de cápsula que vem com adaptadores que permitem o encaixe de diferentes modelos, oferecendo assim mais opções na hora do preparo da sua bebida.
Prós
-
- Função Limpeza, que avisa a hora de dar uma geral no equipamento.
-
- Função ECO, que entra em stand-by após um minuto de ociosidade.
-
- Quatro ajustes de temperatura para diferentes intensidades de café espresso.
-
- Reservatório para 800ml de água.
-
- Função XL, que permite preparo de café com mais quantidade.
Contras
-
- Nenhum. Na relação custo-benefício, ela é uma das melhores cafeteiras que aceitam qualquer cápsula.
Nespresso Essenza Mini
Pense numa cafeteira compacta! Esse talvez seja o destaque da Nespresso Essenza Mini. Com pouco mais de 10 cm de largura, ela encaixa em qualquer cantinho, literalmente.
A cafeteira Nespresso Essenza Mini aceita diferentes cápsulas, como as biodegradáveis e as reutilizáveis, e entrega um bom resultado nas bebidas, desde o café expresso até o cappuccino, chocolate quente ou chás. Além disso, o custo-benefício também é interessante e a marca é bem conhecida o mercado.
Seu sistema conta com desligamento automático após 9 minutos de ociosidade e um bom compartimento para descarte de cápsulas utilizadas. Para completar, apesar de compacta, ela é durável e fácil de usar. O pacote completo!
Prós
-
- Reservatório para cápsulas usadas.
-
- Modo de economia de energia.
-
- Design moderno e compacto.
-
- Versátil.
Contras
-
- Nenhum.
Nescafé Dolce Gusto Mini Me Arno
A Mini Me é outra que fez seu nome no mercado de cafeteiras de cápsulas. Apesar de compacta, ela vem com um bom reservatório com capacidade para 800ml de água.
Ela é fácil de manusear e entrega mais de 20 bebidas diferentes. Com o uso de adaptadores para cápsulas, esse leque fica ainda maior. Tudo isso com apenas 24cm P x 30cm A x 16cm L e cerca de 2,5 Kg.
Prós
-
- Fácil de usar.
-
- Prepara bebidas quentes e geladas.
-
- Compacta e leve.
-
- Reservatório com boa capacidade.
Contras
-
- Nenhum. Inclusive, ela é muito bem avaliada por outros usuários.
Por que não é toda cafeteira que aceita qualquer capsula?
Nem toda cafeteira aceita todo tipo de cápsula porque os modelos de diferentes fabricantes possuem detalhes de design específicos para determinadas características das cápsulas. Trocando em miúdos, o tamanho, o formato, a quantidade de produto a ser extraído e também a pressão da água necessária para cada tipo de bebida influenciam no desempenho da cafeteira.
As cápsulas da Nespresso, por exemplo, só serviam nas cafeteiras da marca. No entanto, a quebra de patente permitiu que outras marcas produzissem cápsulas semelhantes que são compatíveis.
Por isso, você consegue utilizar as cápsulas Nespresso em outros modelos usando adaptadores como o Nexcap (para cápsulas Nespresso) ou o Multicap (para cápsulas Três Corações). Mas lembre-se: versatilidade nem sempre é sinônimo de qualidade.
Na prática, uma cafeteira que tenta aceitar tudo pode acabar não sendo boa em nada. Então, é bom pesquisar sobre a variedade de sabores disponibilizadas no mercado por cada marca, os preços das cápsulas e a manutenção das máquinas antes de escolher a sua cafeteira.