O café está presente na vida de muitas pessoas, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Acordar e tomar um café com leite e/ou açúcar já virou rotina. Porém, existem muitos mitos e muitas verdades que envolvem a cafeína e deixa muitos receosos com o consumo do grão.
Uma dos principais é a dúvida: café engorda ou emagrece? Para saber a resposta dessa pergunta, confira este artigo. Boa leitura!
Café engorda ou emagrece?


Para quem gosta de um cafezinho todo dia, seja pela manhã ou depois do almoço, podem ficar tranquilos: o café sozinho não engorda.
Já está comprovado que o café puro, sem adição de nenhum tipo de adoçante, possui 2,2 cal. em uma xícara pequena, com 50 ml. O café solúvel apresentou 2 calorias, com a mesma quantidade da bebida.
O café não engorda, o que engorda é o que você adiciona a bebida e a quantidade consumida. Adicionar açúcar ou chantilly, por exemplo, em receitas da bebida aumentam muito a quantidade de calorias consumidas. E se você consumir mais de uma dessas receitas, o açúcar mostrará quem é o verdadeiro culpado.
Em dietas, o café pode ser incluído, desde que o consumo seja moderado.
Como consumir o cafezinho sem afetar a perda de peso
Essa é a principal dúvida que muitos procuram saber para poder conciliar o café com a vida saudável e ainda emagrecer. Agora que se sabe que é possível não engordar com o café, saiba que também se pode emagrecer com ele.
Conheça três dicas que podem te ajudar a melhorar o seu desempenho e ainda perder peso no caminho.
Cuidado com o açúcar!


O açúcar é um dos principais vilões quando se trata da saúde e adicionar esse ingrediente a sua bebida pode ser uma péssima escolha.
As moléculas de açúcar, quando quebradas durante o processo de digestão, se tornam gordura em excesso no sangue, proporcionando o ganho de peso. Esse excesso do ingrediente também pode causar diabetes e outras doenças do coração, por exemplo.
Por isso, escolha o tipo certo de bebida para o seu objetivo. Quanto menos calorias a bebida tiver, melhor.
Atenção a quantidade de cafezinhos por dia
Estudos nos Estados Unidos utilizaram o método de amostras de grupos para estudar como o café funciona no organismo de diversas pessoas e qual seria o limite saudável do organismo em relação a bebida.
Eles concluíram que se pode consumir no máximo 6 xícaras por dia, sendo ideal beber em torno de 4 xícaras por dia. Entretanto, é indicado que verifique a situação atual da sua saúde e se não existem condições preexistentes.
Café em excesso pode ter efeitos colaterais e prejudicar a sua saúde. Portanto, atenção a quantidade de xícaras.
Café aliado aos exercícios físicos


Retirada, pela Agência Mundial Antidoping, da lista de substâncias proibidas, é comprovado que a cafeína ajuda na melhora do foco e desempenho durante a prática de atividades físicas. Antes do treino, é possível tomar bebidas a base de cafeína, como café, erva-mate, guaraná, chá verde, entre outros, e ter um melhor resultado.
Por ter também ação analgésica e anti-inflamatória, o café reduz a sensação de dor durante os treinos, apenas o suficiente para que você consiga render ainda mais e, depois, se recuperar com menos sofrimento.
A cafeína, ao entrar na circulação sanguínea, vai diretamente para o SNC (sistema nervoso central), aumentando o metabolismo e liberando mais adrenalina. Ao ser consumida antes dos treinos, torna-se fonte de queima de energia, aumentando a resistência durante a atividade física. Esse ingrediente também é adicionado em suplementos voltados para o pré-treino.
Indo além do exercício físico, é possível incluir o café depois dos exercícios, dentro da sua dieta. O organismo possui a TMR ou TMB (Taxa metabólica de Repouso ou Basal). Esta taxa se refere a quantidade normal consumida diariamente pelo corpo para se manter vivo. Pesquisas mostram que o consumo regular do café aumenta o percentual da taxa, permitindo um maior gasto calórico.
Contudo, o processo de emagrecimento não é limitado a cafeína, é preciso manter exercícios físicos regulares e ter uma dieta saudável.
Benefícios da cafeína no organismo
Uma xícara de café por dia pode reduzir certos tipos de doenças, como câncer, doenças do coração e diabetes, principalmente se a bebida for pura. O grão fornece ferro, magnésio, zinco, potássio e outros minerais, além de possuir ação anti-inflamatória e analgésica.
Alguns outros benefícios da cafeína são:
- Diminui a sensação de sono;
- Reduz o estresse, atuando diretamente no sistema nervoso central;
- Atua na circulação sanguínea, devido ao aumento do metabolismo;
- Maior foco, memória e concentração;
- Em alguns casos, reduz dores de cabeça.
O cafezinho não é o único culpado


Com tudo o que foi visto até aqui, está comprovado que o café em si não engorda. O que dificulta a perda de peso é o açúcar e outros ingredientes a bebida.
Você pode consumir uma receita deliciosa a base de café, mas tenha muito cuidado com a quantidade que se consome! É muito comum que as pessoas aproveitem o sabor delicioso e consuma bastante.
Por esse motivo, o café não pode ser penalizado, já que possui baixas calorias. Tenha cuidado com o consumo do açúcar ou da cafeína em excesso.
Você agora tem todos os direitos reservados sobre o consumo da sua quantidade diária de xícaras. Aprecie com moderação e aproveite o sabor incomparável de um cafezinho durante o dia.